Christian Ried acredita que programas com Ford e Porsche serão benéficos para a Proton
A Proton Competition pretende continuar a competir com modelos Porsche nas corridas de GT no próximo ano, apesar de ter sido confirmada como o primeiro cliente do novo Ford Mustang GT3.
A equipe alemã encomendou dois Mustangs antes de um programa planejado para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA na nova classe LMGT3, mas o chefe da equipe, Christian Ried, disse em entrevista ao site Sportscar365 que também deseja manter uma afiliação de longa data com a Porsche.
Inicialmente, a Proton competirá com um Porsche 963 na etapa de Monza do Mundial de Endurance. Além disso, Ried afirmou que também tem quatro Porsche 911 GT3 R Type-992 encomendados.
Isso deve manter a Proton com a Porsche nas corridas de GT depois de vários anos rodando Porsche 911 RSRs na classe GTE-Am do WEC.
Leia também:
Tornar-se uma equipe cliente Ford ajuda a difundir as apostas da Proton considerando a regra de que cada montadora homologada terá duas vagas na classe LMGT3 na próxima temporada. Embora não garanta uma representação de duas montadoras na classe que substitui a GTE-Am.
Espera-se que a Porsche seja aprovada na classe GT3 porque também é um fabricante de hypercars, embora várias equipes estejam esperando por inscrições.
Quando questionado se a Proton também poderia rodar seus novos Porsches no WEC, Ried respondeu: “Cabe aos fabricantes. Depende da Porsche. Não sei como eles estão lidando com isso.”
O alinhamento da Proton com a Ford desenvolveu-se a partir de uma parceria entre a equipe e a Multimatic, que envolveu a inclusão de funcionários da Multimatic e pilotos como Harry Tincknell e Sebastian Priaulx em campanhas recentes da GTE-Am.
Assim, a Multimatic também ajudou a desenvolver e construir o Ford Mustang GT3, além de ser uma equipe de fábrica na classe GTD Pro do WeatherTech Championship na próxima temporada.
“Quando vi os primeiros desenhos do carro e do conceito, achei muito legal”, acrescentou Ried.
“Quando você vem para Le Mans, a Ford tem uma grande história. Eu gosto da ideia de tentar algo diferente e ter alguns clientes rodando neste programa. Está perfeito.”
Atualmente, não está claro se a Proton operará o Ford fora do WEC ou se expandirá além do pedido inicial de dois carros.
“Para ser honesto, não sei”, disse Ried quando questionado sobre participações em outras séries.
“Se houver interesse dos clientes, o European Le Mans Series também é uma opção. Por enquanto, o primeiro compromisso é o WEC porque temos que enviar o pedido de inscrição em outubro.”
Além de seus programas Hypercar e GTE-Am com a Porsche, e o GT3 com a Ford, a Proton também corre na Porsche Carrera Cup Germany e dirige o Mercedes-AMG GT3 Evo da WeatherTech Racing no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.