Christian Fittipaldi torce por pista seca em Daytona
A temporada 2016 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship começou de forma similar ao final do campeonato 2015: debaixo de muita chuva. O mau tempo atrapalhou nesta quinta-feira (dia 28) o trabalho das equipes na definição do grid para a 54ª edição da Rolex 24 Horas de Daytona.
Na equipe Action Express, o melhor resultado ficou com Dane Cameron, que marcou o sexto melhor tempo na categoria Protótipos com o Whelen Chevrolet Corvette Daytona Prototype #31. O companheiro João Barbosa, atual campeão ao lado do brasileiro Christian Fittipaldi, ficou em 11º com o Mustang Sampling Corvette DP #5.
“As condições do treino classificatório foram totalmente atípicas e não existe chance de chuva para a corrida. Pela manhã, nem treinamos, só demos duas voltas para ver se estava tudo funcionando no carro e fomos direto para a classificação. O João saiu e logo caiu o mundo. Mas está tudo sob controle. Temos 24 horas de disputa pela frente”, comentou Fittipaldi, que já venceu a prova mais tradicional do automobilismo norte-americano duas vezes (2004 e 2014).
Ele e Barbosa vão dividir o Mustang Sampling Corvette DP #5 com Scott Pruett e Filipe Albuquerque. No Whelen Chevrolet Corvette Daytona Prototype #31, além de Cameron estarão Eric Curran, Simon Pagenaud e Jonny Adam.
“A chuva forte no classificatório tornou o risco de danificar os carros muito alto”, comentou o chefe da equipe, Gary Nelson. “Olhando para a previsão de tempo seco na corrida, achamos melhor ser conservadores no classificatório no molhado. Ambos os pilotos foram extremamente cautelosos com os carros e mantiveram o foco em terminar a sessão. Viemos para o Daytona International Speedway focados na vitória na Rolex 24 Horas e esse objetivo ainda é possível, porque nossos pilotos tiveram cuidado com seus Corvette DPs”, completou.
A 54ª edição da Rolex 24 Horas terá início no sábado (30) às 14h40 local (17h40 no Brasil, com transmissão das primeiras e últimas horas no Fox Sports 2).
A pole position na categoria P ficou com o russo Mikhail Aleshin, da equipe SMP Racing (Nissan BR01). Nesta sexta-feira (29), os pilotos terão mais um treino livre para os ajustes finais.