Categorização de pilotos para a USR é divulgada.

2014_imsa_rules_1-375x212_thumb-25255B1-25255D

O grupo que define as regras para o United SportsCar Racing campeonato que nasce em 2014 da junção da ALMS com a Grand-Am divulgou hoje como fica a categorização dos pilotos que deve seguir as regras da ACO para o WEC.

Assim como no mundial de endurance serão 4 classes de pilotos: Platina, Ouro, Prata e Bronze. A algum tempo o blog explicou quais os critérios que a ACO usa para definir em qual classe cada piloto se encaixa.

Para o novo campeonato existem algumas diferenças. Na classe que junta os LMP2 e DP e a classe GT Le Mans que junto a GTE e GT não vai haver qualquer empecilho técnico e qualquer piloto pode participar mesmo não sendo profissional. Já nas classes PC e GT Daytona que junta as classes GT e GX da Grand Am apenas 1 piloto profissional (Platina ou Ouro) pode ser inscrito pela equipe. Caso a equipe queira participar de uma prova de 24 horas o número sobe para 2.

Nas provas de 24 horas cada equipe deve inscrever no máximo 5 pilotos e no mínimo 3. Em provas de 12 horas o máximo será de 4 pilotos e nas provas “normais” 3 no máximo e 2 no mínimo. A idade mínima para é de 18 anos mas pilotos com menos de 18 poderão participar caso tenham experiência comprovada em alguma categoria.

As paradas de boxes também sofrem alterações. Enquanto que no mundial de endurance apenas 4 mecânicos são aceitos e o abastecimento deve ser feito antes da troca de pneus como hoje é feito na ALMS. Já na USCR o abastecimento e a troca podem ser feitos juntos. Os mecânicos ao todos serão 6 com duas pistolas para a troca de pneus. Atualmente no mundial e nos campeonatos regionais é apenas um pistola.

Pelo que se viu a organização do novo campeonato foi prudente em não perder seus laços com a ACO. Resta saber agora como será feita a regulamentação dos carros, principalmente da LMP2 e DP.

Fonte: Le Mans Portugal e ALMS.

Published
9 anos ago
Categories
2014United SportsCar Racing
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *