Carros–Peugeot 908 HDI
Primeiros testes com o 908
Para 2011 todos sabemos que o regulamento da ACO para os campeonatos por ela organizados irão sofrer grandes alterações. Por este motivo a Peugeot Motorsport já anunciou que o atual modelo 908 HDI que está na ativa desde 2007 irá mesmo ir para o museu. Nem o modelo que está nas mãos da Oreca irá permanecer ativo. O modelo do fabricante Francês marcou uma época aonde o endurance não estava tão em evidencia como está hoje, Vamos conhecer um pouco deste belo carro?
Primeiro desenho do carro ainda em desenvolvimento
O 908 teve seus primeiros esboços ainda em 2006 mais suas formas finais datam de 2007 quando começou sua preparação para as 24H do mesmo ano. Assim com seu eterno rival Audi tem um motor Diesel V12 de 5.5 Litros que gera aproximadamente 730 cavalos de força, 10% a mais que seu concorrente Audi que na época corria com o modelo R10 TDI. Ele é parte de um projeto da Peugeot que culminou com outro modelo o 908 RC que compartilha o mesmo motor.
2007
O time em Le Mans 2007
O carro teve sua estreia em 2007 na LMS nos 1000km de Monza aonde estreou com vitória com a dupla Marc Gene e Nicolas Minassian e em terceiro com Pedro Lamy e Stephane Sarrazin. Para a segunda etapa em Valencia a vitória ficou com o #8 de Pedro Lamy e Stephane Sarrazin. O #7 com problemas não completou a prova no tradicional circuito espanhol. Para a terceira etapa em Nurburgring a primeira dobradinha do time com o #8 a frente.
Nas 24 H de Le Mans do mesmo ano foi o primeiro confronto com o Audi R10. O carro Francês começou bem a competição marcando a pole mais na corrida foi o Audi #1 pilotado por Marco Werner, Emanuele Pirro e Frank Biela conquistar os melhores resultados. Restou a Peugeot um segundo lugar com o #8 pilotado por Sarrazin, Lamy e Sébastien Bourdais. O #7 com problemas no motor não completou a prova.
Para a próxima etapa da LMS no circuito de SPA nova vitória do #8 e mais uma vez o #7 com problemas no motor não consegue completar a prova. Para a próxima etapa em Donington nenhum 908 competiu restado a Pescarolo os louros da vitória. Para os 1000 Km de Silverstone a vitória ficou com o #7 enquanto o #8 com problemas não completou a prova. Para a última etapa que foi disputada em Interlagos dobradinha com o # 7 a frente. O título ficou com o #8 de Sarrazin e Lamy e tudo dava a entender que para 2008 a tão sonhada vitória em Le Mans finalmente iria acontecer…
2008
3 Peugeot em Le Mans em 2008
Para 2008 o ano do endurance começou com os 1000 Km da Catalunya que também teve o primeiro embate do ano com o Audi R10. A vitória ficou com o Peugeot #7 nas mãos de Marc Gene e Nicolas Minassian, em segundo com uma volta a menos o Audi de Alexandre Primat e Mike Rockenfeller. O Peugeot #8 acabou na 8º posição. Na segunda etapa os 1000 Km de Monza novo duelo entre Peugeot e Audi com vitória dos franceses com o #8 e os alemães em segundo com o #2. Na terceira rodada que antecedeu a grande clássica de 2008 em SPA a vitória ficou com o #7 que contou com a participação de Jacques Villeneuve que mais uma vez foi melhor em cima do Audi #2. O Peugeot #8 não completou a prova.
Na grande clássica de 2008 o time Frances alinhou 3 908 com reais chances de vencer a Audi dado o retrospecto das últimas corridas da LMS. As 3 primeiras posições ficaram com os carros franceses e era esperado um domínio total. Porém foi a Audi que se prevaleceu da chuva e da pouca confiabilidade dos carros e acabou levando a melhor com Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen. Restou a Peugeot o 2º e 3º lugares em mais uma derrota triste.
Na volta da LMS em Nurburgring nova vitória sobre os Audi com dobradinha do # 8 e #7. Para os 1000 km de Silverstone a vitória ficou com o Audi #1, o melhor Peugeot foi o #8 que acabou em 11º lugar no geral. Com o termino do campeonato o título acabou com o Audi #2 sobre o Peugeot #7, 35 a 32 respectivamente. Para mim foi o melhor campeonato que a LMS teve desde a sua criação.
Ainda em 2008 o #7 com Nicolas Minassian, Sarrazin e Pedro Lamy disputaram as 12H de Sebring pela ALMS terminando em 11º no geral e em Petit Le Mans em segundo depois de uma batalha até as últimas voltas com o Audi #1.
Mesmo não tendo ganho nenhum título em 2008 a luta pela vitória em Le Mans para 2009 estava mais acirrada do que nunca.
2009
2009 o ano da desforra!
Para 2009 e nova era vencer ou vencer e foi assim que a Peugeot começou os trabalhos para a temporada. Ao contrário dos outros anos as 12 horas de Sebring foram o inicio da preparação para Le Mans. A Audi apresentava seu novo carro o R15 TDI que também fazia sua estreia em solo Americano. Mesmo com um carro nitidamente superior o Peugeot #8 não foi pareo para seu principal rival… a durabilidade. Por causa de um pneu furado nas horas finais deu a vitória de lambuja para o #1 da Audi. Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Sebastien Bordais tiveram que se contentar com o segundo lugar. o Peugeot #7 acabou em 5º no geral.
Pescarolo ganhou de “presente” um 908 para disputar as 24 em 2009
Depois da “guerra” que travou com a Audi em 2008 o time Frances não disputou todas as etapas da LMS. Sua primeira participação foi nos 1000 km de SPA aonde ganhou com o #7 e terminou em 10º com o #9. Nesta corrida a Audi não participou
E chega a tão aguardada corrida. A prova francesa de 2009 provou que a falta de preparação e por que não soberba da Audi custou caro. A Peugeot finalmente conquista a prova de forma convincente diante do fraco desempenho do R15 da Audi. Para a prova foram alinhados 4 908, três pela equipe de fábrica e um cedido para a Pescarolo Sport. A dobradinha com o #9 pilotado por David Brabham, Alexander Wurz e Marc Gene e #8 por Stepahe Sarrazin, Franck Montagny e Sebastian Bordais poderia ter sido melhor se o 909 da Pescarolo não tivesse acertado o #7 em um dos pits stops. Mesmo com esse incidente a alegria foi plena e depois de dois anos tentando finalmente os franceses conseguem sua tão sonhada vitória em casa.
Para fechar o ano o time foi participar da Petit Le Mans valida pela ALMS e com a ajuda da chuva e de uma rodada de Allan McNish atrás do carro de segurança fizeram dobradinha com o #8 e #7 mesmo com menos da metade da prova pois a chuva obrigou os organizadores a encerrar o evento. 2009 foi um ano de vitórias e glórias para a Peugeot e o que iria reservar 2010?
2010
A hegemonia iria continuar?
Para 2010 os ânimos estavam a 1000. Os trabalhos começaram nas 12 H de Sebring com uma dobradinha incontestável sem adversários. Os dois Peugeot praticamente correram sozinhos. O #7 pilotado por Marc Gené, Alexander Wurz e Anthony Davidson não tiveram adversários já que o #8 com Bordais, Minassian e Lamy estavam em ritmo de treino. O terceiro colocado o Aston Martin chegou 4 voltas atrás não tendo nenhuma chance.
Enquanto isso na LMS o 908 que até o ano passado estava nas mãos da Pescarolo foi cedido para a equipe Oreca e nos primeiros testes se mostrou rápido. Para a primeira etapa as 8 horas de Paul Ricard a equipe não teve muitas chances contra a Audi que apresentava seu mais novo modelo o R15 TDI Plus. Nas mãos de Olivier Panis, Nicolas LApierre e Stephane Sarrazin o 908 chegou apenas em 4º no geral.
Oreca também não teve a mesma sorte em 2010
Para os 1000 km de SPA o time de fábrica alinhou os 3 carros e não tomou conhecimento da Audi que também levou seus 3 protótipos. A vitória ficou com o Peugeot #3 de Lamy Bordais e Pagenaud. Seguido pelo #2 de Montagny, Sarrazin e Minassian. O outro 908 de fábrica acabou em 4º e o do time Oreca acabou não completando.
Tudo indicava que seria outra lavada nas 24 Horas deste ano. Nas primeiras horas o domino dos 908 foi total tendo apenas a Audi como mera expectadora. Seria mais uma vitória emblemática dos franceses se não fosse um velho conhecido do passado a durabilidade. Um a um os 908 foram caindo nas horas finais restando apenas o 908 do time Oreca mais este também como todos os outros teve problemas no motor e deixou livre o caminho para uma vitória tripla da Audi. O erro do time do leão foi confiar demais na sua superioridade ao longo do ano, e não lutar para resolver os problemas durante a prova. Foi talvez a derrota mais triste da história recente de Le Mans e provavelmente uma ferida que ainda não cicatrizou.
Depois da grande clássica as atenções se voltaram para os 1000 km de Algarve com uma vitória do 908 da equipe Oreca. Ainda restam 2 etapas da LMS mais as provas da Copa Le mans aonde o time de fábrica já confirmou presença. Serão as últimas oportunidades de assistir o ótimo desempenho desde magnifico carro que tem ajudado a resgatar o gosto pelas corridas de endurance.