A FIA e ACO confirmaram nesta sexta-feira, 20, que carros com especificação FIA GT3 irão substituir a classe GTE nas 24 Horas de Le Mans e Mundial de Endurance a partir de 2024.
O presidente da Comissão de Resistência da FIA, Richard Mille, descreveu a mudança durante a coletiva de imprensa anual do ACO tradicionalmente realizada antes das 24 Horas de Le Mans.
Os regulamentos GTE atuais continuarão até o final de 2023 antes de serem substituídos por uma versão da fórmula GT3 global da FIA, que é usada pela maioria das grandes séries de corridas de carros esportivos em todo o mundo.
Não está claro se a classe de corrida GT3 aprovada pela ACO, ou classes, consistirá em carros GT3 padrão ou veículos com modificações técnicas.
A mudança também será aplicada no European Le Mans Series e Asian Le Mans Series. A IMSA já tinha anunciado a criação da classe GTD-Pro para 2023, no lugar da GTLM.
A classe GTE-Pro do WEC, que agora inclui apenas Porsche e Ferrari como participantes de toda a temporada após a saída do Aston Martin após a temporada passada, continuará até o final de 2023.
Foi inicialmente antecipado que o GTE-Pro seria eliminado após o próximo ano, deixando o GTE-Am para conduzir a fórmula até a temporada final, no entanto, ambas as categorias permanecerão durante toda a duração dos regulamentos.
“GT sempre foi um parâmetro importante para o ACO e FIA”, disse Mille. “É importante para nós que muitos pilotos amadores possam competir. A situação atual é que até 2023 vamos manter a categoria atual: GTE”.
“Mas a partir de 2024 teremos uma nova categoria GT que será baseada na plataforma GT3 atual. Nossa meta é trabalhar esse tema ao longo do segundo semestre”.
“Queremos que tudo isso seja finalizado no FIA World Motor Sport Council até o final do ano”, explicou.