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Carro movido a hidrogênio pode estrear em Le Mans 2028, diz presidente da ACO

Porém, jA estreia de um carro movido a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans pode acontecer já em 2028, mas não por meio de uma nova categoria oficial. Segundo o presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), Pierre Fillon, a opção mais realista para viabilizar essa participação será por meio da Garagem 56. Ou seja, vaga destinada a inovações tecnológicas fora das categorias tradicionais da prova.

Além disso, durante a coletiva de imprensa da ACO antes da edição deste ano do clássico francês de endurance, Fillon confirmou que 2028 continua sendo a data-alvo para a introdução da tecnologia de hidrogênio, apesar dos sucessivos adiamentos enfrentados anteriormente. Esses atrasos ocorreram devido à complexidade envolvida na definição dos protocolos de segurança e regulamentações técnicas específicas.

“Não há atraso. ocorrerá em 2028”, afirmou Fillon ao site Sportscar365. “Mas não sei quando os fabricantes estarão prontos. Depende deles virem.”

Nesse sentido, diante das incertezas quanto ao comprometimento das montadoras, Fillon reconheceu que a Garagem 56 pode ser a melhor alternativa para viabilizar a presença de um protótipo a hidrogênio já em 2028. “Talvez”, respondeu ele ao ser questionado sobre essa possibilidade. E completou: “Sim”, quando indagado se esse era o caminho mais realista.

Toyota lidera desenvolvimento com GR LH2 Racing Concept

A Toyota é a principal candidata a introduzir a tecnologia de hidrogênio em Le Mans. No mês passado, a fabricante japonesa apresentou o GR LH2 Racing Concept, um carro movido a hidrogênio líquido e baseado no atual GR010 Hybrid LMH. A tecnologia foi desenvolvida a partir das experiências da marca na série japonesa Super Taikyu, onde existem motores a combustão as a hidrogênio.

Aliás, Masaya Kaji, diretor global de automobilismo da Toyota Gazoo Racing, afirmou que a montadora está comprometida com o desenvolvimento do carro e da infraestrutura necessária, como o reabastecimento de hidrogênio. No entanto, ele evitou estipular prazos para a estreia oficial da tecnologia.

“Queremos estar o mais preparados possível”, disse Kaji. “Estamos focados não apenas no desenvolvimento do carro, mas também no aspecto do hidrogênio e do reabastecimento. Não podemos dizer ainda quando começaremos a competir com o hidrogênio.”

Kaji também sugeriu que a inscrição do GR LH2 pela Garagem 56 seria uma opção viável para um primeiro teste competitivo. “Acho que temos que considerar isso como uma opção”, declarou.

Parceria com a ACO e o projeto a Hidrogênio Mission H24

A Toyota também anunciou recentemente uma parceria com a ACO para colaborar no desenvolvimento do Mission H24, protótipo movido a célula de combustível de hidrogênio. O projeto tem apoio da TotalEnergies e serve como laboratório tecnológico para o futuro da mobilidade sustentável nas corridas de endurance.

“Recebemos uma solicitação da ACO para apoiar seu projeto de hidrogênio”, explicou Kaji. “Achamos que seria benéfico trabalhar juntos para tentar expandir as possibilidades de uso do hidrogênio nas corridas. Nosso objetivo é contribuir com o desempenho do Mission H24 usando o conhecimento que adquirimos.”

Com a união de forças entre a Toyota e a ACO, cresce a expectativa de que Le Mans 2028 marque um marco histórico com a estreia do hidrogênio nas pistas — ainda que de forma experimental. Por fim, a Garagem 56, usada pela última vez em 2023 para o carro da NASCAR, pode novamente ser o palco de inovação na mais tradicional prova de endurance do mundo.