bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Cadillac conquista pole histórica para as 24 Horas de Le Mans

A Cadillac garantiu sua primeira pole position na história das 24 Horas de Le Mans, com Alex Lynn liderando a dobradinha da Hertz Team JOTA na Hyperpole desta quinta-feira, 12, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).

Lynn cravou 3:23.166 com o Cadillac V-Series.R #12, vingando a derrota na disputa pela pole do ano passado e consolidando o desempenho da equipe britânica com apoio da marca americana. Apenas 0,167s atrás, Earl Bamber colocou o Cadillac #38, também da JOTA, na segunda posição, formando uma primeira fila totalmente da Cadillac no tradicional traçado de La Sarthe.

Resultado treino classificatório LMP2/LMGT3  e Hypercar

O #5 Porsche Penske Motorsport, com Mathieu Jaminet, ficou com a terceira colocação, a 0,3s da pole, mesmo após perder a roda traseira direita na Hyperpole 1. O incidente, com Julien Andlauer ao volante, não causou bandeira vermelha, e o carro seguiu na disputa.

BMW e Porsche fecham o top 6 com LMDh

Dries Vanthoor colocou o BMW M Hybrid #15 em quarto, seguido pelo Porsche Penske #4 de Nick Tandy. O BMW #20, com Sheldon van der Linde, fechou o top 6, garantindo um domínio dos protótipos LMDh nas três primeiras filas do grid.

A Ferrari, por outro lado, enfrentou dificuldades: Antonio Fuoco foi o melhor com o 499P #50, apenas em sétimo. O Cadillac #311 da Action Express Racing, com Felipe Drugovich, ficou em oitavo, à frente do Alpine #36 de Frédéric Makowiecki.

Apesar de ter sido o mais rápido da Hyperpole 1, com Jack Aitken cravando 3:22.742 no #311, o tempo não valeu para a posição final no grid. O Toyota #8, único da marca na disputa pela pole, ficou apenas em décimo após Sébastien Buemi travar na Mulsanne e sair da pista, sem conseguir registrar uma volta rápida.

Ferrari decepciona e duas unidades ficam fora da fase final

Duas das três Ferraris não avançaram para a Hyperpole 2. Alessandro Pier Guidi, com o #51, ficou em 11º, enquanto Yifei Ye, no satélite #83 da AF Corse, foi apenas o 13º. Entre eles, ficou o Alpine #35 de Paul-Loup Chatin.

Na parte final da primeira sessão, Ricky Taylor (Wayne Taylor Racing Cadillac) e Marco Sørensen (Aston Martin) completaram a ordem de classificação.

Beche e Drudi conquistam poles nas classes LMP2 e LMGT3 em Le Mans

Na classe LMP2, Mathias Beche brilhou com o Oreca 07 #29 da TDS Racing Pro/Am, marcando 3:35.062 e superando Tom Dillmann da Inter Europol Competition por 0,271s. Louis Delétraz, com o #199 AO by TF, chegou em terceiro com uma volta forte no fim da sessão.

A United Autosports veio na sequência com Ben Hanley e Pietro Fittipaldi, enquanto Tom Blomqvist colocou o CLX – Pure Rxcing em sexto. O AF Corse #183 e o RLR M Sport #16 completaram os classificados da Hyperpole 2.

Nick Yelloly chegou a liderar o início da sessão com o #43 da Inter Europol, mas viu seu tempo superado. Carros como o #28 da IDEC Sport, o #48 da VDS Panis Racing e os dois Algarve Pro Racing foram eliminados.

Aston Martin garante pole histórica na LMGT3 com Mattia Drudi

Na novata classe LMGT3, a Aston Martin fez história ao conquistar sua primeira pole da temporada. Mattia Drudi colocou o Vantage GT3 Evo #27 da Heart of Racing Team no topo, com 3:52.789, superando Alessio Rovera no #21 Vista AF Corse Ferrari 296 GT3.

O terceiro lugar ficou com Valentino Rossi, que impressionou a bordo do BMW M4 GT3 EVO #46 da Team WRT. A equipe belga usou estratégia distinta, com Kelvin van der Linde (piloto Platinum) correndo na Hyperpole 1, enquanto Rossi (prata) defendeu a posição na final.

Outros destaques incluem Maxime Martin (Iron Lynx Mercedes #61) em quarto, seguido por Richard Lietz (Manthey Porsche #92). Rui Andrade, com o Chevrolet Corvette Z06 #81 da TF Sport, foi o sexto.

O top 8 da LMGT3 foi completado pelo McLaren #95 da United Autosports e o Lexus RC F GT3 #78 da Akkodis ASP. O McLaren quase ficou fora após Sean Gelael parar na pista, mas salvou a vaga com uma volta tardia, eliminando o Ferrari #193 da Ziggo Sport Tempesta Racing.

Os modelos Ford Mustang GT3 #88 da Proton Competition e o McLaren #59 da United Autosports também não avançaram. O Ferrari Vista AF Corse #54, por sua vez, teve os tempos excluídos após Francesco Castellacci rodar na brita, provocando bandeira vermelha.

Por fim, a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans começa neste sábado, 15, às 11h.