BoP deixa Toyota mais pesada para as 24 Horas de Le Mans

A FIA divulgou nesta quarta-feira, 31, o BoP para a edição 2023 das 24 Horas de Le Mans. Inicialmente, o Toyota GR010 Hybrid será 37 kg mais pesado do que nas vitórias na segunda e terceira rodadas da temporada do WEC em Portimão e Spa-Francorchamps, e 18 kg mais pesado do que na abertura de Sebring, que teve seu próprio set de valores BoP.

Além disso, a mudança dá ao Toyota um novo peso mínimo de 1.080 kg, tornando-o 50 kg mais pesado que o mais leve dos LMHs da Glickenhaus e ByKolles. Assim, Ferrari, Porsche e Cadillac também ficarão pesados.

A Ferrari 499P teve um aumento de peso de 24 kg desde Spa, enquanto o Cadillac V-Series.R com especificação LMDh e o Porsche 963 terão 11 kg e 3 kg, respectivamente.

Os BoPs

BoP protótipos

BoP GTs

Essas mudanças são compensadas por um aumento da quantidade de energia por stint. Que é medida em megajoules e monitorada por sensores de torque em tempo real fixados em cada carro.

O Toyota tem 4 MJ adicionais para usar, enquanto a Ferrari e o Cadillac têm 2 MJ e 1 MJ extras, respectivamente. Não houve ajuste de energia por stint no Porsche.

A atualização BoP não é considerada uma mudança BoP de ‘plataforma’ porque os carros construídos para a mesma plataforma, como o LMH-spec Toyota e Ferrari, serão ajustadas em valores diferentes. Contudo, a Porsche pediu uma revisão baseada na plataforma  após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, onde o atual vencedor de Le Mans, Toyota Gazoo Racing, conquistou sua terceira vitória da temporada.

O Peugeot 9X8, Glickenhaus e o Vanwall Vandervell seguem sem alterações de peso e potência. Segundo os organizadores do WEC, a intenção não era mudar o BoP por carro até depois de Le Mans , embora se entenda que uma mudança de plataforma poderia ter ocorrido antes.

O BoP é projetado para equilibrar carros construídos de acordo com os diferentes regulamentos LMH e LMDh e depende fortemente de dados simulados para determinar o nível de desempenho potencial de cada veículo.

Mudanças na classe GTE-Am para as 24 Horas de Le Mans

O BoP também atingiu a classe GTE-Am. O lastro de sucesso do WEC não vale para Le Mans. O que significa que os carros têm peso igual aos seus adversários. 

Nesse sentido, o Porsche 911 RSR-19 é o carro mais pesado com 1300 kg. Seguido pelo Chevrolet Corvette C8.R com 1289 kg, Ferrari 488 GTE Evo com 1264 kg e Aston Martin Vantage GTE com 1262 kg.

Em comparação com o  BoP de Le Mans de 2022, a Ferrari é 15 kg mais leve e o Porsche é 5 kg mais pesado. Enquanto não houve alteração de peso para o Aston Martin.

O Corvette está pronto para sua primeira apresentação em Le Mans na classe GTE-Am, depois de correr anteriormente no Pro. Em outra parte da tabela, os volumes máximos de combustível: 102 litros para o Porsche, 97 litros para o Aston. Além de 96 litros para o Corvette e 88 litros para a Ferrari.

Por fim, o Corvette e o Porsche naturalmente aspirados terão diâmetros máximos do restritor de ar de 41,3 mm e 30,7 mm, respectivamente. Enquanto as taxas de turbo seguem para o Aston Martin e a Ferrari.