A BMW M Motorsport oficializou nesta quinta-feira, 12, as escalações de seus pilotos para as temporadas 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, nas categorias Hypercar e GTP. Com mudanças significativas nas equipes, a próxima temporada promete novas dinâmicas e desafios.
Entre as alterações, destaca-se a chegada de Kevin Magnussen, enquanto Nick Yelloly segue para a Acura e Jesse Krohn e Connor De Phillippi deixam os planos da BMW para competições de alto nível em 2025. Oito pilotos oficiais dividirão as funções de pilotagem entre a BMW M Team WRT, que compete no FIA WEC, e a BMW M Team RLL, que representa a marca na série IMSA.
Pilotos confirmados pela BMW
Os pilotos selecionados pela BMW M Motorsport para 2025 são: Kevin Magnussen, Philipp Eng, Robin Frijns, Raffaele Marciello, René Rast, Sheldon van der Linde, Dries Vanthoor e Marco Wittmann.
FIA WEC
Na BMW M Team WRT, a escalação para o FIA WEC apresenta mudanças em relação à temporada de estreia. No carro #15, Kevin Magnussen unirá forças com Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, enquanto Marco Wittmann migrará para o programa IMSA. No carro #20, a formação permanece inalterada, com Robin Frijns, René Rast e Sheldon van der Linde.
IMSA
Philipp Eng será o único piloto a permanecer em tempo integral no programa norte-americano, entrando em sua terceira temporada com o BMW M Hybrid V8. Dries Vanthoor e Sheldon van der Linde desempenharão funções duplas, competindo regularmente tanto no FIA WEC quanto no IMSA.
No BMW M Hybrid V8 #24, Eng dividirá o volante com Vanthoor, enquanto Van der Linde formará dupla com Marco Wittmann no carro #25.
Conflitos de agenda e corridas de resistência
Devido a conflitos de agenda entre as duas séries, apenas dois pilotos por carro participarão da etapa do FIA WEC em Spa-Francorchamps, em maio. Vanthoor e Van der Linde priorizarão o evento do IMSA em Laguna Seca.
Para as corridas de resistência do IMSA – Daytona, Sebring e Road Atlanta – as equipes contarão com reforços adicionais. Kevin Magnussen disputará todas as três provas no BMW M Hybrid V8 #24, com Raffaele Marciello se juntando ao grupo como quarto piloto em Daytona. No carro #25, Robin Frijns estará presente em todas as três corridas, acompanhado por René Rast em Daytona.
Declarações oficiais
Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport, enfatizou a importância de otimizar todas as áreas para atingir os objetivos da próxima temporada. “Quanto mais tempo nossos pilotos passarem ao volante do BMW M Hybrid V8, melhor compreenderão o manuseio do carro e mais feedback fornecerão aos engenheiros”, destacou.
Aliás, Roos também ressaltou a estratégia de integrar pilotos em ambos os campeonatos para melhorar a troca de informações. Apesar das dificuldades impostas pelos conflitos de calendário, ele vê vantagens na regulação do FIA WEC que permite a utilização de dois pilotos por carro em corridas de seis horas.
“O início da temporada em janeiro, com as 24 Horas de Daytona, é particularmente benéfico. Pois permite que os oito pilotos trabalhem juntos por um período prolongado, ajudando a sincronizar suas atuações”, concluiu Roos.