BMW estuda à venda de protótipos para equipes privadas
Seguindo os passos da Porsche e Ferrari, a BMW estuda à venda de protótipos para clientes, seja no WEC ou IMSA. A informação foi confirmada pelo diretor de automobilismo da marca, Andreas Roos.
Segundo Roos em entrevista ao site Sportscar365, a fabricante “não fechou a porta” para esta possibilidade.
“Mas digamos que tem que ser onde nos sentimos muito confortáveis e onde o nosso potencial cliente possa sentir-se confortável para fazê-lo. Caso contrário, também não faríamos isso. Mas não quero dizer não”, disse.
Roos aludiu que a BMW tem recebido interesse de potenciais clientes sobre o M Hybrid V8, mas que precisaria avaliar a criação de uma rede de suporte ao cliente antes de se comprometer com a venda do carro.
“Definitivamente, no primeiro ano no campeonato IMSA e também agora no primeiro ano aqui no WEC, dissemos que nos concentraríamos primeiro no nosso esforço de fábrica”, disse Roos.
“Não é algo que queremos dizer que não vai acontecer. Com certeza há interesse também por parte dos clientes no nosso. Mas temos claramente que investigar como isso poderia ser feito, porque no final é um esforço muito grande fazê-lo”.
“Aliás, se quisermos fazer isso, então também queremos da forma adequada, no estilo adequado, que também os nossos clientes tenham todas as ferramentas e tudo o que é necessário para serem competitivos. É isso que investigamos e olhamos o que é possível”, explicou.
BMW tem calma
Contudo, a comercialização não é algo para agora, de acordo com Roos.“Para ser sincero, quando você quer fazer isso em 2026, tem que começar já”, disse ele.
“Não só do nosso lado, do lado da BMW, mas também a equipe teria que preparar tudo, levantar tudo”. Então, com certeza, ainda seria possível. Mas talvez a chance seja maior de que isso aconteça em 2027 ou algo assim”.
“Mas quero dizer, os carros estão homologados até o final de 2027. Portanto, definitivamente haverá mais três temporadas completas.