BMW de olho nas regras do Mundial de Endurance 2020/21
O conceito de “hiper carro” que vai substituir os protótipos LMP1 na hierarquia do endurance do ACO e Mundial de Endurance, ganhou mais uma montadora interessada nos rumos, em que o futuro regulamento está tomando, a BMW.
Em declarações para o site Motorsport.com., o diretor de competição da marca, Jens Marquardt confirmou a participação nos grupos de estudos promovidos pela entidade francesa. “Nossa intenção principal em participar é ter uma ideia dos planos futuros que são feitos pelo grupo de trabalho técnico, especialmente no que diz respeito a tecnologias futuras. Esta é a nossa abordagem habitual – como companhia, é claro que queremos nos manter informados sobre os desenvolvimentos da mais importante série de automobilismo.”
Marquardt afirmou que busca uma equação positiva para a BMW, alinhando a produção em série com energias sustentáveis e é claro, custos. Não é de hoje que opções para combustíveis fósseis estão na ordem do dia da montadora. Estudos com células de combustível de hidrogênio, poderiam alimentar um protótipo em Le Mans nos próximos anos. O presidente da ACO, Pierre Fillon, declarou que deseja ver um carro livre de emissões em 2024, disputando a prova.
Além da BMW, Ferrari, Toyota, Aston Martin, Ford e McLaren participam dos grupos técnicos. Informações de que Ferrari e Ford deixaram de participar do grupo, não foram confirmadas. A posição da Ferrari é que “não vai sair da mesa” até que o processo de elaboração de regras esteja completo, de acordo com um porta-voz, que completou, “precisamos encontrar uma solução econômica que, em nossa opinião, deveria permitir a possibilidade de explorar ao máximo a sinergia com o design e tecnologias de carros de rua”.
A Ford foi representada pela Multimatic, empresa que desenvolveu o Ford GT. Os regulamentos devem ser finalizados no início de Dezembro.