Augusto Farfus: “O BoP inicial apontado pela FIA não nos favorece muito”
Augusto Farfus participou neste final de semana, dos testes oficiais para as 24 Horas de Le Mans, na França. Apesar de não contarem um Balance of Performance (BoP) mais favorável, o brasileiro se mostrou confiante para a performance na corrida, e também comentou as novidades da BMW após a prova, que marca o encerramento da Super Temporada 2018/2019 do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance).
Em sua quarta participação nas 24 Horas de Le Mans, Augusto vai disputar a prova deste ano ao lado do português António Félix da Costa e do finlandês Jesse Krohn a bordo da BMW M8 GTE #82 da equipe BMW Team MTEK. Foi justamente em Le Mans no ano passado que Farfus fez sua estreia no campeonato, após perder a etapa de abertura da temporada em Spa-Francorchamps, por conflito de datas com o DTM. Na ocasião, o trio que o brasileiro integrava chegou a estar na 3ª posição, mas teve de abandonar mais cedo por conta de um acidente enquanto Alexander Sims estava ao volante. Passados mais de um ano e sete etapas do certame – período em que o carro teve grande evolução -, o objetivo de Farfus é concluir com um bom resultado uma fase que chega ao fim.
“Os treinos em Le Mans foram bons, importantes. Infelizmente, o BoP inicial apontado pela FIA não nos favorece muito, mas, de qualquer maneira, o trabalho de desenvolvimento do carro para as 24 Horas foi muito bom, e vamos continuar esse trabalho independente da saída ou não da BMW do campeonato. O objetivo é claro, é querer vencer e encerrar esse programa no WEC com um triunfo”.
“A saída da BMW do WEC, sem dúvidas, é uma pena, é um carro que agora que estava começando a dar os frutos e ficando pronto para vitórias, e estamos deixando o campeonato. Não é a primeira vez que eu participo de um programa que chega ao fim. Montadoras grandes fazem reciclagem dos programas, reorganização dos orçamentos, e isso faz parte da minha história de quase 15 anos com a BMW. Não é a primeira vez que isso acontece e não deve ser a última. A M8 GTE continua correndo nos Estados Unidos, então todo o desenvolvimento do carro continua sendo feito, e, indiretamente, eu continuo participando desse desenvolvimento. Temos outros programas na BMW nascendo, é uma nova fase que vai se iniciar, então esperamos fechar esse ciclo com um sorriso no rosto agora em Le Mans”, comentou o piloto.
Há cerca de duas semanas, a BMW anunciou sua despedida do FIA WEC após Le Mans. Para o brasileiro, que participou do desenvolvimento da BMW M8 GTE desde o início, a saída do campeonato faz parte de um ciclo comum às grandes montadoras, e se diz motivado para os próximos desafios. Na temporada 2019, o brasileiro está disputando as etapas do Intercontinental GT Challenge e outras importantes provas de longa duração com a BMW, como as 24 Horas de Nürburgring, que ele disputa no fim de semana seguinte à corrida no circuito de La Sarthe, entre os dias 22 e 23 de junho. A M8 GTE segue em ação no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, onde Farfus sagrou-se vencedor das 24 Horas de Daytona em janeiro deste ano.
Para as 24 Horas de Le Mans 2019, as atividades de pista têm início na quarta-feira (12) com um treino livre de quatro horas de duração. As três sessões classificatórias, que definem o grid de largada, acontecem entre quarta e quinta-feira. A largada para a prova está marcada às 10h de sábado (15/06), no horário de Brasília.