Augusto Farfus disputará o WTCR em 2019 pela Hyundai
Poucos dias após ser campeão da Copa do Mundo de GT, em Macau, Augusto Farfus anuncia mais uma novidade para 2019, que será cheio de importantes desafios. O curitibano estará focado nas etapas do WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e também nas principais provas de GT do automobilismo mundial com a BMW. Além disso, ele fará sua estreia no WTCR, a nova Copa Mundial de Carros de Turismo da FIA, disputando a temporada completa.
No FIA-WEC, Farfus divide a condução da BMW M8 GTE #82 com o português António Félix da Costa. O próximo desafio da Super Temporada 2018/2019 para a dupla será em Sebring, na Flórida, em março, com o fim do campeonato nas 24 Horas de Le Mans, em junho. Ele também vai participar das mais importantes provas de GT, como a legendária 24 Horas de Nürburgring-Nordschleife, onde o brasileiro foi campeão em 2010.
Paralelo às suas atividades como piloto de fábrica da BMW, ele volta a disputar um campeonato mundial de carros de turismo. Entre 2007 e 2010, Augusto competiu com a BMW no WTCC, tendo como melhor resultado o 3º lugar geral em 2009. Neste ano, o WTCC se juntou ao TCR Series, dando início ao novo FIA WTCR. Para 2019, Farfus foi convidado a integrar a equipe BRC Racing Team, ao lado do italiano Gabriele Tarquini, o holandês Nick Catsburg e o húngaro Norberto Michelisz, correndo com o Hyundai i30 N TCR. Como a BMW não participa do campeonato, Augusto contou com a liberação da montadora bávara para competir na categoria por uma equipe privada e um carro de outra marca.
“Estou muito animado para 2019. Meu programa principal será com a BMW no WEC e em provas internacionais de GT. Eu adoro as corridas de GT e mal posso esperar para competir de novo com a BMW M8 GTE e a BMW M6 GT3. Nosso objetivo no WEC é continuar evoluindo e conseguir nossa primeira vitória no campeonato em breve. Também estou ansioso para voltar à Nordschleife, onde corri bastante nos últimos anos e espero vencer novamente”.
“E também será muito legal retornar ao Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Sou muito grato à BMW por me darem a liberdade de participar de um projeto paralelo, um programa menor no WTCR, e por entenderem que um piloto é movido a desafios e que quer estar sempre correndo. Tenho ótimas lembranças da época do WTCC, que deu origem a esse novo campeonato, então espero que a gente tenha um ótimo ano lá também”, comentou o piloto.
No WTCR, os carros são baseados em modelos de rua, mas todas as equipes são “customer teams” (equipes clientes), visto que não há o envolvimento direto das montadoras. O calendário 2019 do campeonato ainda não foi oficializado, mas, seguindo as datas deste ano, o campeonato tem 10 etapas triplas, e passa por Marrocos, Hungria, Alemanha, Holanda, Portugal, Slovaquia, China, Japão e Macau.