Audi supera Porsche e marca melhor tempo no test day em Le Mans

(Foto: Porsche AG)

A Audi marcou o melhor tempo no test day para as 24 horas de Le Mans neste domingo (5) na França. Se na primeira seção a Porsche dominou os trabalhos, a equipe irmã acabou não só liderando a segunda seção, como superando o tempo obtido pela manha.

O feito coube ao brasileiro Lucas di Grassi que marcou com o R18 #8 3:21.375. Lucas dividiu o LMP com Loic Duval que pilotou na primeira seção na parte da manha. Pelos lados da Porsche, Neel Jani liderou a primeira seção, foi superado pelo colega Mark Webber. Em seguida por di Grassi.

Tempos do test day

Para Andreas Seidl, chefe da equipe Porsche foi um bom começo: “Foi um início bem sucedido para nós, o que nos deixa confiantes para a corrida. Ambos os carros completaram nosso programa de testes  em condições de pista seca. Na sessão da manhã, o foco foi no set-up trabalho, na parte da tarde, trabalhamos principalmente nas corridas longas e testes com pneus. Também foi importante por em prática de todos os procedimentos específicos para Le Mans com controle de corrida, como a implantação carro de segurança e zonas lentas. Como uma equipe, nós sentimos bem preparados para a semana da corrida.”

Eurasia Motorsports fica com o melhor tempo na classe LMP2. (Foto: Eurasia)

A Toyota ficou com o quinto e sexto lugar. Anthony Davidson foi o piloto com o melhor desempenho, marcando 3:23.197 com o TS050 #5. Entre os protótipos sem sistemas híbridos, a Rebellion Racing foi a equipe mais rápida com o R-One #13 marcando 3:27.062 pelas mãos de Alexandre Imperatori. A equipe suíça divulgou algumas informações dos seus treinos neste domingo. Ao todo os dois LMP rodaram 2.357,8 km. O #12, 1.144,83 enquanto o #13 1.121.98. Nelson Piquet Jr com o Rebellion #12 ficou na 8º posição.

Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da Audi Motorsport comemora o primeiro lugar. O novo R18 esteve em Le Mans pela primeira vez. Era importante a coletar dados. Usamos ambas as sessões de teste de forma produtiva, e completamos 1.881 quilômetros no processo que nos deu um importante passo na preparação para a corrida. Nossos seis pilotos deram um feedback positivo no que diz respeito à corrida que nos espera em duas semanas.”

Corvette lidera na classe GTE-PRO.

Na classe LMP2 a Eurasia Motorsports com o Oreca 03 #33 foi a equipe que melhor aproveitou as seções de treinos. Tristan Gommendy ao lado de Pu Junjin e Nico Bruijn marcou 3:36.690. Dos quatro primeiros, as três primeiras posições foram ocupadas por protótipos Oreca 03 e duas posições por protótipos da equipe G-Drive. “O dia foi tranquilo. O progresso é bom, o carro é saudável. Todas as alterações feitas desde a manhã nos levaram para a direção certa. Não vamos olhar apelas para o desempenho, temos que montar uma estregia de corrida.” Comenta Gommendy.

Em segundo o #36 da equipe Alpine, segundo pelo #26 e 38 da G-Drive Racing. Este último o antigo e competente Gibson 015s Nissan. Entre os brasileiros na classe. Pipo Derani com o Ligier da equipe ESM terminou na 13º posição. Bruno Senna com o também Ligier da equipe RGR ficou na 18º posição. Oswaldo Negri acabou batendo o seu Ligier na chicane Michellin ocasionando a segunda bandeira vermelha do dia. O piloto não se machucou. Já o carro foi severamente avariado.

(Foto: Sportscar365.com)

A equipe Corvette superou Porsche e Ferrari e marcou o melhor tempo na classe GTE-PRO com o C7R #63 pilotado por Antonio Garcia marcando 3:55.122. Nick Tandy ficou a pouco mais de 0,280 segundos com o Porsche 911 RSR #91.

Corvette #50 da Larbre Competition também mostra serviço na classe GTE-AM.

Em terceiro o Porsche #92 marcando 3:55.691. Para Marco Ujhasi, direitor do programa GT da Porsche o dia foi produtivo.: “O dia do teste foi como sempre com trabalhos muito intensivos para Le Mans. Utilizamos o tempo tempo de forma muito boa. Desenvolvemos os pneus com antecedência e demos um passo em nossa configurações. Foi também importante que os nossos pilotos puderam se ambientar com o traçado. A próxima semana será de análises dos dados que conseguimos para definir uma boa configuração para a prova.”

Foi da Corvette também o melhor tempo na classe GTE-AM com o C7R #50 da equipe Larbre Competition. Nicky Catsburg marcou 3:57.999. Catsburg ocupou o lugar de Paolo Ruberti que acabou enfrentando problemas na coluna na última semana. Em segundo a Ferrari #55 da AF Corse e #62 da Scuderia Corsa. Fernando Rees ficou na 11º posição na classe GTE-PRO com o Aston Martin #97.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *