Audi planeja lançamento de protótipo LMDh em 2022
A Audi divulgou nas suas redes sociais nesta quinta-feira, 29, um esboço do que será seu futuro protótipo LMDh, e tem planos de lançamento durante as 24 Horas de Daytona de 2022.
O fabricante alemão divulgou diversas informações do programa que será voltado para equipes de clientes e também um programa de fábrica. O líder do projeto LMDh, Andreas Roos, disse que a Audi tem um concordou com um fornecedor para o chassi LMP2 no qual desenvolverá seu protótipo híbrido que será elegível para o Campeonato Mundial de Endurance e o Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.
“Selecionamos um parceiro de chassi e decidimos sobre um conceito de motor”, disse Roos. “Junto com nossos colegas da Audi Design, estamos atualmente definindo o visual que irá entusiasmar nossos fãs. Nosso objetivo é que o primeiro protótipo esteja pronto no início do próximo ano e conclua seu lançamento no primeiro trimestre”.
“Com o projeto LMDh, continuamos a filosofia de nossos primeiros anos em protótipos esportivos”.
“O Audi R8 não foi apenas o protótipo de maior sucesso de sua época de 2000 a 2006, com 63 vitórias em 80 corridas, mas também teve muito sucesso nas mãos de nossos clientes e foi fácil de manejar pelas equipes. Essa também é a premissa com a eletrificação do nosso novo protótipo esportivo”.
“Nosso objetivo é também colocar o carro nas mãos de equipes profissionais de clientes desde o início, paralelamente às entradas de fábrica. No momento, estamos avaliando internamente como isso funcionará em detalhes ”.
O Diretor Administrativo da Audi Sport GmbH e chefe do departamento de automobilismo da Audi, Julius Seebach, destacou uma “transferência” da colaboração entre a Audi e os departamentos de carros de estrada da Porsche para os novos regulamentos de protótipo LMDh.
Embora a Audi tenha declarado os primeiros três meses de 2022 como a meta para o lançamento do LMDh, a Porsche espera marcar essa caixa até o final deste ano.
“A nova categoria LMDh se encaixa perfeitamente com nossa nova configuração no automobilismo”, disse Seebach.
“Os regulamentos nos permitem colocar carros de corrida fascinantes em corridas de prestígio em todo o mundo. Além disso, estamos aproveitando as sinergias dentro do Grupo Volkswagen com nossa estratégia de parceria”.
“Um grande ponto forte do Grupo Volkswagen é a colaboração das marcas no desenvolvimento de carros rodoviários”.
“Estamos agora transferindo este modelo comprovado para o automobilismo. No entanto, o novo protótipo esportivo será um Audi genuíno tanto quanto o Audi RS e-tron GT que foi lançado recentemente e também foi desenvolvido em uma plataforma compartilhada com a Porsche”.
Roos acrescentou que a Audi está desenvolvendo seu modelo LMDh “em paralelo” com seu próximo carro off-road do Rally Dakar.
“Claro, a equipe Dakar está sob maior pressão de tempo, porque faltam apenas menos de oito meses para nossa primeira participação no Rally Dakar em janeiro de 2022”, disse ele.
“Mas também queremos estar perfeitamente classificados para a nossa volta em Le Mans. É por isso que estamos executando os dois projetos em paralelo com a maior prioridade”, finalizou.