bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Audi conquista o título do IGTC, em Kyalami
(Foto: Divulgação)

Depois que a pandemia forçou o adiamento da corrida final da temporada 2021 do IGTC de 4 de dezembro de 2021 para 5 de fevereiro de 2022, as equipes clientes da Audi concluíram a temporada 2021 com mais um  título: em 2016, 2017 e 2018, a Audi Sport já era a melhor fabricante na única série global de corridas GT3, e agora a empresa deixou para trás quatro outras marcas de carros esportivos ao conquistar o título em Kyalami.

“A Audi foi e continua sendo a fabricante de maior sucesso no Intercontinental GT Challenge com o modelo R8 LMS. Um grande obrigado às nossas equipes e pilotos que conquistaram uma vantagem de 45 pontos sobre a Ferrari conosco este ano”, disse Chris Reinke, chefe de corridas para clientes da Audi Sport. “Depois da abertura da temporada em Spa, com uma recuperação fabulosa do 54º para o segundo lugar e nossa subsequente vitória na emocionante segunda rodada em Indianápolis, um pódio na rodada final em Kyalami foi suficiente para vencer o campeonato”. Os três pilotos da Audi Sport Kelvin van der Linde, Patric Niederhauser e Markus Winkelhock conquistaram o terceiro lugar com a Audi Sport Team Saintéloc nas 9 Horas de Kyalami. Mattia Drudi seguiu em quarto lugar com Christopher Haase e Charles Weerts para a Audi Sport Team WRT. Na batalha pelo título de pilotos da IGTC, a combinação suíço-alemã de Patric Niederhauser, Markus Winkelhock foi derrotada por apenas cinco pontos. O sucesso foi para a combinação de pilotos da Ferrari com Côme Ledogar e Alessandro Pier Guidi, vice-campeão na corrida em Kyalami.

Três equipes de clientes da Audi completaram com cinco modelos R8 LMS entre os dez primeiros da corrida e conquistaram vitórias na classe em cada caso.  A melhor dupla de pilotos fora da categoria profissional foi Nicolas Baert, Simon Gachet eLucas Légeret. O jovem piloto belga-francês-suíço da Saintéloc Racing terminou em quinto. Baert e Légeret conquistaram assim a classificação da Taça de Prata juntos pela primeira vez, tendo anteriormente perdido este sucesso por apenas 24 segundos em Indianápolis. Uma posição atrás, a High Class Racing e seus pilotos conseguiram com sucesso a mudança para a versão GT3 do Audi R8 LMS.

A equipe dinamarquesa, vencedora do GT2 European Series no ano passado, levou o piloto de 70 anos, Mark Patterson, bem como seu companheiro de equipe dinamarquês Michael Markussen e o holandês Thierry Vermeulen à vitória na categoria Pro-Am. Mesmo a troca precoce de um pneus após o contato com um oponente não impediu que o carro #33 vencesse a classe. Para Patterson, que nasceu na África do Sul, mas cresceu nos EUA, foi a primeira corrida internacional em sua antiga terra natal. Marius Jackson, cliente de longa data da Audi, completou os dez primeiros, com um problema de reabastecimento que o atrasou momentaneamente. O sul-africano, que normalmente disputa corridas de velocidade em sua terra natal, completou com sucesso a distância completa de nove horas na classe GT4 ao lado de Mo Mia e Mikaeel Pitamber.

Os clientes da Audi em todo o mundo conquistaram um total de 62 títulos em várias categorias nacionais e internacionais com o Audi R8 LMS nas variantes GT2, GT3 e GT4, bem como o Audi RS 3 LMS TCR touring.  A temporada de 2022 teve um início impressionante em janeiro com a vitória por de um R8 LMS GT3 nas 24 Horas de Dubai.