bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Atraso no fornecimento de baterias complica vendas do Hypercar da Porsche

A Porsche foi o fabricante da classe Hypercar do WEC e GTP da IMSA, que mais teve carros este ano, seja de clientes ou de fábrica. A expectativa é de que menos modelos do 963 LMh estarão nas competições. 

Contudo, Urs Kuratle, diretor de projetos LMDh da Porsche, explicou em entrevista ao site Sportscar365, os planos da marca para equipes de clientes no próximo ano. 

“Este ano temos dois carros [no WEC], o Proton e a JOTA, e dois carros no IMSA, e isso já é bom. Para 2024, teremos um segundo 963 para a JOTA – se o registo for concedido pela ACO – que estamos construindo neste momento na Alemanha. Além disso,  haverá outro para Proton Competition. 

“Na IMSA teremos duas montagens, as duas que já temos (uma para Proton Competition, outra para JDC-Miller Motorsports). Teremos três carros a menos do que planejávamos inicialmente [em 2024]”, explicou. 

Problemas de baterias

Proton Competition quer mais protótipos. (Foto: Porsche)

Com à venda aquém do esperado, a Porsche parece não estar com o caixa exatamente no azul. Para “ajudar” o fabricante terá três carros a menos do que o esperado. As equipes que já receberam os seus carros, começaram no meio da temporada. 

“O meio da temporada sentimos que tínhamos chegado ao limite em termos de apoio, porque a Porsche quer oferecer um bom apoio aos seus clientes ”, recorda o diretor de projetos da LMDh. Estamos atingindo limites neste momento.Também soubemos que há um pequeno problema de abastecimento de bateria neste momento. Esta informação é pública, não é segredo. Ter mais carros seria um problema”.

Aliás, apesar desses problemas de abastecimento, Urs Kuratle abre as portas para o fornecimento de novos Porsche 963 durante a temporada.

Assim, a Proton Competition teria se posicionado para adquirir dois novos LMDhs, um para cada campeonato, que poderiam ser entregues durante a temporada.

“É uma possibilidade. O que comunicamos é que não construiremos mais carros até ao verão do próximo ano. O próximo carro a ser construído deve primeiro ser vendido , disse ele, o que implica que a Proton Competition ainda não fez um pedido”, enfatiza. 

“Estamos conversando com potenciais novos clientes. Assim, é claro que primeiro abordamos os clientes existentes, como Christian [Ried], que desejam comprar mais”, finalizou. 

Quantos Porsche 963 em 2024?

WEC : 5 Porsche 963 (2 Porsche Penske, 2 Hertz Team JOTA, 1 Proton Competition)
IMSA: 4 Porsche 963 (2 Porsche Penske, 1 Proton Competition, 1 JDC-Miller Motorsports)