Até 10 Megajoules. Um das propostas da ACO para 2018
A ACO confirmou na manha desta sexta (25) em Paul Ricard novos regulamentos para a classe LMP1 que começam a valer a partir de 2018. O novo livro de regras que será seguido pelas equipes tem como enfase o uso cada vez maior de sistemas híbridos e novos cortes no fluxo de combustível.
Mesmo os estudos estando em seus primeiros estágios, já é sabido que cada equipe poderá usar até três sistemas de recuperação de energia, a Porsche atualmente utiliza dois onde a energia é obtida por meio do sistema de freios e gases do escapamento.
Outra proposta é o aumento do poder híbrido até a subclasse de 10MJ. Os atuais regulamentos que entraram em vigor no ano de 2014, limitam os sistemas até 8MJ tendo como base uma volta em Le Mans. Para 2016 Porsche e Toyota utilizam o sistema máximo permitido. Audi compete na subclasse de 6MJ.
“O sistema híbrido será maior. Nós vamos reduzir a quantidade de combustível e haverá um novo monocoque “, disse o direito esportivo da ACO Vincent Beaumesnil aol Sportscar365.
“Todo mundo está trabalhando nisso. Agora é uma questão dos fabricantes chegarem a um acordo sobre os detalhes e parâmetros. Mas todos os princípios foram adotados.” Beaumesnil garante que o uso de combustível (gasolina e diesel) será reduzido gradativamente, com um corte estimado entre 7 e 10 por cento.
A redução de custos, eterno inimigo do automobilismo não foi esquecido pelos dirigentes da ACO. Restrições em túnel de vento e limitar a quantidade de configurações aerodinâmicas também estão em discussão. Estas últimas já estão valendo para a atual temporada.
“Nós também estamos trabalhando em outros parâmetros para reduzir o desenvolvimento dos carros”, disse ele. “Mas o que nós queremos não é reduzir o desenvolvimento da tecnologia do carro. Queremos garantir que o dinheiro será usado na tecnologia e não em tecnologias exóticas que nunca vamos ver em um carro de estrada que está aqui apenas para encontrar alguma performance. Estamos tentando gerir as coisas assim. “
O orçamento das equipes Porsche e Audi atualmente gira em torno dos 100 milhões de dólares. “Eu não acho que os orçamentos estão muito altos”, disse.“Ninguém sabe os reais valores.”
“A única coisa que eu sei é provavelmente, um dos três que gasta muito menos do que os outros e você pode ser campeão do mundo ou ganhar Le Mans, mesmo com esse orçamento.”
“Talvez não seja necessário gastar [um monte de dinheiro] e é isso que queremos demonstrar. Você pode ser competitiva com um orçamento razoável.”
Segundo o dirigente um novo fabricante está avaliando sua entrada na competição.