bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Aston Martin inicia testes com o Valkyrie para o WEC

A Aston Martin já trabalha no desenvolvimento do Hypercar Valkyrie AMR Pro, para a estreia em 2025 no WEC. 

Assim, o chefe de corridas de endurance da Aston Martin, Adam Carter, descreveu a corrida em Silverstone como um “teste inicial de sistemas” antes que o LMH definitivo iniciar seu teste no final do ano.

Ele explicou que há “algum trabalho fundamental de software que podemos fazer” com o AMR Pro. O teste ocorreu, afirmou Carter, em “um dia extremamente frio em Silverstone”. O piloto segundo o dirigente “ éum membro de confiança da família Aston Martin Racing”, disse em entrevista ao site Motorsport.com. 

Além disso, mais testes estão planejados com o AMR Pro antes que o LMH esteja em operação. 

“Serão testes muito intensivos porque a plataforma já existe, então podemos avançar e avançar com alguns objetivos muito focados”, disse ele. “Temos objetivos muito claros sobre o que trata esse teste”. 

Testes com o Aston Martin Valkyrie dentro do cronograma

Carro estará no WEC em 2025. (Foto: Divulgação)

Carter disse que o Valkyrie LMH 2025 anunciado em outubro passado permanece “dentro do programa”. O LMH entrará na pista dentro do prazo previsto no final do segundo trimestre deste ano, disse ele.

O AMR Pro parte do projeto Valkyrie LMH original, que foi lançado na véspera das 24 Horas de Le Mans de 2019. Desde então o projeto estava “parado”. 

O protótipo não será híbrido e terá o design desenvolvido pelo projetista Adrian Newey. Aliás, o carro original que deveria correr no WEC em 2021 foi construído de acordo com regras formuladas para permitir que os fabricantes entrassem na classe Hypercar com máquinas desenvolvidas para as ruas. 

Mesmo assim, o carro segue os regulamentos  o WEC. “O AMR Pro é essencialmente um protótipo de Le Mans que alguém pode comprar e usar como carro de corrida – é um carro de 1.000 cv e 1.000 kg com desempenho LMP1”, disse Carter no lançamento do programa 2025 LMH.

“Basear o LMH no AMR Pro oferece uma série de oportunidades e significa menos compromissos”, explicou ele.

O Valkyrie LMH 2025  não será híbrido, Ele se terá um motor V12 naturalmente aspirado desenvolvido pela Cosworth.