Aston Martin conclui primeira corrida com o Valkyrie AMR-LMH

A Aston Martin anunciou nesta csegunda-feira, 22, a conclusão da corrida inicial do seu Valkyrie AMR-LMH na pista. O teste marca o início de um programa de testes abrangente para as campanhas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar em 2025.

O Hypercar, equipado com motor V12, foi visto em ação no circuito de Silverstone na semana passada, seguido por testes adicionais em Donington Park. Durante estas sessões, o carro passou por uma avaliação de shakedown, com os pilotos Darren Turner, Mario Farnbacher e Harry Tincknell ao volante.

Contudo, com a primeira fase concluída, a Aston Martin e a equipe parceira Heart of Racing Team agora focam em um cronograma completo de desenvolvimento, com a meta de concluir a homologação no outono. O programa de testes será transferido do Reino Unido para circuitos europeus durante o verão, conforme a avaliação de desempenho se intensifica.

Os detalhes do teste da Aston Martin

(Foto: Divulgação)

Aliás, Adam Carter, chefe de automobilismo de endurance da Aston Martin, afirma que o programa de testes será entre a Europa e os Estados Unidos ao atingir um “certo marco limite”. “O Valkyrie AMR-LMH define seu próprio padrão como um carro de competição de resistência puro-sangue”, disse Carter. “É uma máquina de corrida de ponta e, embora estejamos no início do ciclo de testes, estamos satisfeitos com os resultados até agora.”

Ian James, diretor da equipe Heart of Racing, compartilhou o entusiasmo pelo progresso do projeto. “As primeiras corridas do Valkyrie AMR-LMH foram um momento de imenso orgulho. O nascimento deste projeto levou alguns anos e vê-lo na pista é um marco significativo para nós”, afirmou James.

Por fim, ele destacou o desafio que a equipe enfrenta: “Estamos no auge das corridas de carros esportivos, competindo contra adversários formidáveis com vastos recursos. Sabemos que estamos enfrentando os melhores, mas estamos determinados a representar a Aston Martin com excelência. Acredito que, com o DNA e as capacidades deste carro, temos as ferramentas certas para alcançar o sucesso.”