bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Asian Le Mans Series: Crowdstrike Racing conquista título em Abu Dhabi; vitória fica com a DKR Engineering

A Crowdstrike Racing by APR sagrou-se campeã da Asian Le Mans Series neste domingo, durante as 4 Horas de Abu Dhabi. A prova, que encerrou a temporada no Circuito de Yas Marina, teve a vitória da DKR Engineering após uma longa interrupção com bandeira vermelha, fator decisivo para a definição dos títulos das três classes.

Resultado final

O trio formado por George Kurtz, Malthe Jakobsen e Louis Deletraz garantiu o título da categoria LMP2 com a oitava posição. Já a vitória na corrida ficou com Alexander Mattschull, Mathias Beche e Griffin Peebeles, que levaram o Oreca 07 Gibson #3 da DKR ao topo do pódio pela primeira vez no ano.

Acidente e interrupção marcam a final

A disputa sofreu uma interrupção de 70 minutos devido a um grave acidente entre o Oreca da Algarve Pro Racing, de Michael Jensen, e a Ferrari 296 GT3 da Kessel Racing, pilotada por Memo Gidley. O choque ocorreu aos 40 minutos de prova. Como o tempo de paralisação não foi acrescido à contagem regressiva, a corrida terminou com menos de 75% da distância prevista.

Essa redução resultou na atribuição de pontos pela metade. O regulamento favoreceu a Crowdstrike by APR, pois impediu a reversão das vantagens acumuladas na tabela. O desfecho evitou um prejuízo maior para a equipe campeã, já que George Kurtz cumpriu uma penalidade de drive-through por infração na largada e recebeu outros cinco segundos de punição por forçar a saída de um concorrente da pista.

Domínio da DKR Engineering e pódio inédito

A DKR triunfou com uma vantagem de 11,532 segundos sobre o Oreca #43 da Inter Europol Competition (Kolovos, Garg e Siegel). O Oreca #49 da High Class Racing (Moller, Menezes e Jensen) completou o pódio em terceiro lugar. O resultado marcou o melhor desempenho da temporada para os três times e o primeiro pódio de cada um na competição.

A estratégia da DKR consolidou-se na terceira hora. Mathias Beche assumiu o terceiro posto após ultrapassar Matthias Kaiser e Bjoy Garg. Durante um Safety Car Virtual — provocado pelo carro parado da ARC Bratislava — Beche entregou o volante a Griffin Peebles. A economia de tempo nos boxes permitiu que Peebles superasse a High Class e o carro #5 da United Autosports, que liderou a fase inicial com o pole position Giorgio Roda.

Reviravoltas nas voltas finais

O carro #5 da United Autosports perdeu rendimento na hora final e caiu para o sétimo lugar, reflexo de um toque sofrido por Gregoire Saucy. Enquanto Peebles mantinha a ponta, a disputa pelo terceiro lugar intensificou-se. Theodor Jensen resistiu à pressão de Sami Meguetounif (APR), que herdou a quarta posição após um erro de Antonio Fuoco (Cetilar Racing).

A Cetilar Racing, que realizava uma prova de recuperação vinda do fundo do grid, viu suas chances de um bom resultado desaparecerem após uma manobra otimista de Fuoco sobre um carro da classe LMP3. O erro resultou em uma rodada e, posteriormente, em uma penalidade de 30 segundos, o que derrubou a equipe para a décima posição.

Dessa forma, o trio Di Resta, Hanley e Fayer encerrou a participação em quinto lugar, seguido pelos pilotos da Nielsen Racing.