bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Asian Le Mans Series 2025/26 terá grid recorde de 48 carros em Sepang

A Asian Le Mans Series (ALMS) 2025/26 começará em dezembro, no circuito de Sepang, na Malásia, com um grid histórico de 48 carros inscritos nas três categorias (LMP2, LMP3 e GT). Será a maior temporada da história da competição, reunindo 33 equipes de 18 países diferentes e contando com o retorno das equipes campeãs para defender seus títulos.

Crescimento nas três categorias

A categoria LMP2 registrou um aumento de quase 50% em relação à temporada passada, passando de 11 para 16 carros inscritos. O mesmo ocorreu na LMP3, que terá 10 equipes no grid contra seis no último ano. Já a classe GT será a mais numerosa, com 22 carros de sete fabricantes diferentes, incluindo Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, McLaren, Mercedes e Porsche.

Lista de inscritos

LMP2: Algarve Pro Racing busca o bicampeonato

A Algarve Pro Racing, atual campeã, defenderá o título com dois carros e também alinhará o protótipo vencedor da temporada 2023/24, em parceria com a Crowdstrike Racing by APR. Outras ex-campeãs como Nielsen Racing e DKR Engineering também estarão presentes.

A japonesa Ponos Racing fará sua estreia na LMP2, enquanto a Inter Europol Competition, vencedora da LMP2 nas 24 Horas de Le Mans, terá um carro inscrito. Entre os times confirmados estão ainda United Autosports, Proton Competition, Cetilar Racing, Vector Sport, High Class Racing e ARC Bratislava.

LMP3: nova geração estreia na Ásia

A nova geração de protótipos LMP3 fará sua estreia na ALMS, com nove Ligier JS P325s com motor Toyota e um Duqueine D09. A atual campeã Bretton Racing retorna, assim como a CLX Motorsport (COOL Racing), campeã de 2023/24.

A categoria terá estreias importantes, como 23Events, Forestier Racing by VPS e R-ace GP, esta última competindo com o único Duqueine do grid. Os favoritos Inter Europol Competition e High Class Racing completam a lista.

GT: 22 carros e sete marcas no grid

A categoria GT será a mais diversificada, com 22 carros e sete montadoras representadas. Entre os destaques:

  • Ferrari 296 GT3 (6 inscrições)

  • Porsche 911 GT3 R (5 inscrições)

  • Corvette Z06 GT3.R (4 inscrições)

  • Mercedes-AMG GT3 EVO (2 inscrições)

  • BMW M4 GT3 (2 inscrições)

  • Aston Martin Vantage AMR GT3 (2 inscrições)

  • McLaren 720S GT3 (1 inscrição)

A Manthey Racing retorna para defender o título com dois Porsche, enquanto a Team WRT estreia com dois BMWs. A TF Sport alinhará dois Corvettes, assim como a malaia JMR, representando a casa. A AF Corse, tradicional equipe italiana, inscreveu três Ferrari 296, enquanto a suíça Kessel Racing completa a frota com mais dois exemplares.

Aliás, equipes de diferentes países também marcam presença: a EBM da Nova Zelândia trará um Aston Martin, a tailandesa AFRacing alinhará uma Ferrari e a chinesa Phantom Global Racing estreia com um Porsche.

Expectativas para a temporada

Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), destacou a importância do crescimento da série:

“É muito encorajador ver a Asian Le Mans Series continuar a crescer com um grid recorde de 48 carros. Também é animador ver mais protótipos de Le Mans, incluindo a primeira equipe japonesa na LMP2 e a estreia da nova geração de carros LMP3 na Ásia.”

Por fim, todas as etapas do Asian LMS passarão na íntegra no canal da série no YouTube (link aqui).