Após as 6 Horas de Spa, o diretor da Lamborghini, Andrea Caldarelli, não se mostrou muito otimista quanto ao desempenho do SC63. Para piorar, o protótipo não completou a prova.
Além disso, Caldarelli regressou ao WEC, na Bélgica, como substituto de Edoardo Mortara, que estava ausente por conta da Fórmula E. Ele dividiu o Hypercar com Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat.
O carro #63 qualificou-se em 16º, 1,8 segundos atrás, e estava em posição semelhante até sofrer um problema terminal na suspensão traseira na terceira hora de corrida.
Apesar desse revés, Caldarelli disse estar satisfeito com a consistência do SC63 ao longo de um trecho. Mesmo que a falta de desempenho em uma volta não tenha sido uma grande surpresa.
“O resultado final não foi o que procurávamos, mas nesta fase do programa, qualquer tempo de pista é realmente valioso para nós”, disse Caldarelli ao site Sportscar365. “Acho que começamos o fim de semana muito bem em termos de ritmo com muito combustível e corridas longas”.
“Sabíamos que estávamos perdendo um pouco na volta de qualificação. Não tivemos muito tempo em Imola para trabalhar em algo importante, então não esperávamos muita diferença”.
“Mas o fim de semana foi positivo em termos de coleta de dados e de algumas melhorias desde a qualificação até a corrida. Não conseguimos capitalizar isso, mas foi bom estar no caminho certo e usar isso como teste”, disse.
“Não devemos esquecer também que nunca testamos antes em Spa. Ao contrário da maioria das outras equipes, por isso foi uma situação um pouco ‘cega’”, finalizou.
Altos e baixos com a Lamborghini
Por fim, Spa marcou a quarta corrida do SC63, que fez sua estreia no IMSA WeatherTech SportsCar Championship nas 12 Horas de Sebring. O carro fechou a prova na sétima posição.
Olhando para a primeira aparição da Lamborghini nas 24 Horas de Le Mans, Caldarelli diz que está ansioso para ter os carros do WEC e da IMSA correndo lado a lado.
“Temos que ser realistas em nosso primeiro ano”, disse ele. “Mas acho que mostramos algo positivo em Spa e podemos ver o carro e a equipe crescendo”.
“O tempo de pista é muito limitado durante um fim de semana de corrida, então quando você tem vários carros como outros fabricantes, isso torna a vida muito mais fácil, significa que você pode testar coisas diferentes ao mesmo tempo”, analisa.
“O objetivo com certeza é terminar a corrida, por isso é importante ficar longe de problemas e ter confiabilidade”.
Mesmo com três etapas do WEC concluídas, a Lamborghini ainda não somou pontos de pilotos. mas conquistou três pontos na classificação de fabricantes, ficando em sétimo lugar, à frente de Cadillac e Isotta Fraschini.