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Endurance tratado a sério!
Alta procura faz Ford e Multimatic aumentarem produção do Mustang GT3

Mesmo não tendo corrido ainda, a Ford e a Multimatic anunciaram que aumentarão a fabricação do Mustang GT3, devido a grande procura pelo modelo. A notícia foi confirmada por Mark Rushbrook, chefe da Ford Performance. 

Três Mustangs estarão na pista neste final de semana, nas 24 Horas de Daytona. Dois carros de fábrica e um da Proton Competition. Além disso, Rushbrook confirmou que a Proton, que terá dois carros na classe LMGT3 do WEC, além da um no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, bem como o Fanatec GT World Challenge Europe, será as únicas duas equipes clientes que terão carros para programas de temporada completa este ano.

“Haverá muitas outras pessoas que receberão carros que irão correr com eles este ano, mas não esforços de temporada completa”, disse ele ao Sportscar365.

“Com a nossa data de homologação tardia, ficamos limitados no número de carros que podíamos construir porque não queremos arriscar e construir rápido demais e descobrir que temos um problema”. 

“Estamos limitados no número de carros construídos a tempo de suportar uma temporada completa de 2024”. 

“Além disso, estamos preparados para construir dois por mês. Continuaremos construindo de acordo com a demanda e acho que estaremos ocupados por algum tempo para atender a essa demanda”, disse. 

Ford em alta escala de produção

Ford terá dois carros de fábrica em Daytona. (Foto: Ford)
Ford terá dois carros de fábrica em Daytona. (Foto: Ford)

Aliás, o dirigente afirmou que o fato de aumentarem a velocidade da produção é um dos requisitos de produzir 20 carros nos primeiros dois anos de homologação, conforme regra da FIA. 

“Definitivamente cumpriremos isso, sem dúvida. O nível de interesse continua muito alto.”

Larry Holt, vice-presidente de operações de veículos especiais da Multimatic, explicou ao site Sportscar365 que a homologação do carro foi adiada de meados de junho para meados de outubro do ano passado devido a um problema “pequeno” que acabou sendo um “nada”. 

Assim, resultou em um ligeiro atraso na construção de chassis nas instalações de produção e corrida da Multimatic em Mooresville, NC.

Holt explicou que os chassis 4 e 5, que são os carros de corrida Ford Multimatic Motorsports da classe GTD Pro no Campeonato WeatherTech, começaram a ser construídos em outubro, com carros de clientes atualmente em construção antes das temporadas WEC e Fanatec GT Europe.

“O problema é que ninguém quer um carro depois da primeira corrida de uma série que começou”, disse Holt ao Sportscar365.

“Provavelmente teremos de 8 a 9 carros de clientes antes que isso aconteça e então espero ter que esperar. Mas estamos lá em 15-16 assumindo o compromisso de fazer isso porque temos pessoas suficientes dizendo que querem os carros.”

Holt disse que atualmente há entre 45 e 50 consultas “sérias” sobre o Mustang GT3.

“Não acho que corra risco de construir de 16 a 20 carros”, acrescentou. “Nosso plano de negócios é vender 30 [nos primeiros dois anos]. Ford e eu dissemos 30. Serão mais do que isso, talvez 40-45 carros, porque há muitas pessoas que os querem”, finalizou.