Alpine poderá competir na IMSA

A Alpine pode ser a mais nova participante da IMSA, na classe GTP. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 27, pelo presidente da entidade, John Doonan. Inicialmente, a Alpine conseguiu sua homologação após cumprir requisitos comerciais na venda de veículos de passeio. 

O Alpine A424 Beta com chassi ORECA, lançado no início deste mês em Le Mans , atende aos critérios de elegibilidade de protótipos LMDh. Segundo as regras da convergência, um protótipo deve vir de um “fabricante de automóveis reconhecido que produz mais de 2.500 veículos anualmente” para uso em vias públicas.

De acordo com um recente relatório de vendas , a fabricante francesa de carros esportivos produziu 3.546 veículos em 2022.

“Os regulamentos são claros”, disse Doonan em entrevista ao site Sportscar365. “Eles já fazem um volume de carros de passeio suficiente para serem elegíveis. Do ponto de vista do marketing, essa é a decisão deles, mas eles se encaixariam.

“Eles obviamente precisam ter um acordo comercial com a IMSA, mas todo mundo tem de cumprir isso”.

Além disso, Doonan esclareceu que não há exigência para os fabricantes de LMDh venderem carros no mercado norte-americano, embora vários relatórios automotivos tenham indicado que a Alpine está planejando lançar nos EUA, potencialmente como uma marca exclusivamente de veículos elétricos, até 2027.

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Uma presença no Campeonato WeatherTech poderia ajudar a construir a presença da marca na região, no entanto.

“Como sempre, todos os anúncios são feitos por eles”, disse Doonan. “Mas seria bom ter um fabricante adicional se isso se encaixasse no plano deles. É um carro bonito, com a linha de base do Oreca”. 

“Eles já declararam publicamente nas notícias, fora das corridas, que têm interesse em estabelecer uma presença no varejo nos Estados Unidos. Se todos esses planetas se alinharem, seria incrível se eles se juntassem a nós”.

Alpine e as equipes de clientes

Enquanto a Alpine competirá com dois carros no Mundial de Endurance no próximo ano, o CEO da empresa, Laurent Rossi, declarou anteriormente o objetivo de vender carros para clientes e mencionou especificamente o Campeonato WeatherTech como uma possibilidade.

“Temos a ambição de ter clientes”, disse Rossi durante o anúncio inicial do programa. “Se uma equipe quiser, não será problema rodar uma Alpine na IMSA.

“Quanto mais cedo tivermos clientes, mais rápido tornaremos o programa lucrativo.”

Doonan explicou que todos os modelos LMDh, independentemente da série em que o carro compete, devem concluir os testes de túnel de vento designados pela IMSA para homologação.

“Como parte dos regulamentos técnicos do LMDh, qualquer pessoa que esteja pilotando um carro LMDh deve ir a Windshear para sua homologação inicial”, disse ele. “Se eles optarem por ir para o WEC, terão que ir para a Sauber também”. 

“O mesmo vale para um carro LMH, se houver interesse em um carro LMH vindo para os EUA, eles já fizeram a homologação inicial na Sauber”. 

“Se eles iriam correr no IMSA, como parte do acordo de convergência, eles também viriam para Windshear, apenas para que pudéssemos comparar todos os carros”, finalizou.