Alpine fará mudanças no motor do A424 após problemas em Le Mans
A Alpine confirmou nesta terça-feira, 23, que está trabalhando em atualizações no motor do seu A424 LMDh após as falhas que comprometeram a performance da fabricante francesa nas 24 Horas de Le Mans, ocorridas no mês passado.
Os motores V6 turbo, desenvolvidos em parceria com a Mecachrome, apresentaram falhas terminais apenas seis horas após o início da corrida do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. O carro mais bem colocado da equipe chegou a se classificar entre os cinco primeiros antes dos problemas mecânicos.
Nas 6 Horas de São Paulo, a Alpine não teve tempo de modificar os motores em relação aos utilizados em Le Mans devido ao curto intervalo entre as corridas. Mesmo assim, ambos os carros completaram a prova em 10º e 12º lugares. O único problema de confiabilidade encontrado foi um problema no turbo do carro nº 36 durante o Treino Livre 2.
O diretor da equipe, Philippe Sinault, afirmou que as atualizações no motor serão implementadas ao longo da temporada para evitar a repetição dos problemas enfrentados em Le Mans. Sinault disse ao Sportscar365 que a equipe identificou a causa das falhas e está reagindo para trazer melhorias no futuro.
“Estamos trazendo algumas melhorias e atualizações para evitar mais problemas. Elas estão a caminho, mas ainda não sabemos exatamente quando estarão prontas”, afirmou Sinault.
As atualizações serão focadas na confiabilidade do motor, e a Alpine espera não precisar usar o primeiro dos cinco Evo jokers permitidos. “A base do motor é boa. Não tivemos problemas nas três primeiras corridas, então algo específico aconteceu em Le Mans. Foi um evento muito violento, mas faz parte do esporte”, explicou Sinault.
Os planos da Alpine
Ele enfatizou que a principal ambição da Alpine para o restante da temporada é completar as corridas para coletar dados importantes para 2025. “Pode parecer falta de ambição, mas é essencial provar nossa confiabilidade como base para o futuro”, disse.
Mais testes de pista para o A424 estão planejados para o final do ano. No entanto, a Alpine será uma das poucas equipes do WEC Hypercar a pular o teste desta semana no Circuito das Américas antes da sexta etapa da temporada, que acontecerá no Texas no próximo mês.
Sinault confirmou que a Alpine realizará alguns testes, mas não durante agosto. “O prazo é realmente curto e estamos focados em outras áreas, não apenas em uma pista específica”, esclareceu.
Ele acrescentou que a implementação de um Evo Joker nesta temporada “não está nos planos”. “O pacote é bom e ainda não exploramos todo o potencial. Nossa classificação regular está entre oitavo e 12º lugar. Precisamos de mais conhecimento e experiência com o carro para lutar mais acima no grid regularmente”, concluiu Sinault.