Alpine e Peugeot anunciam atualizações com Evo Jokers para temporada do WEC

As equipes Alpine e Peugeot confirmaram o uso de Evo Jokers para implementar atualizações em seus protótipos antes do início da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).

A Peugeot informou que utilizou uma atualização  para modificações focadas na suspensão antes do Prólogo no Circuito Internacional de Lusail. Enquanto isso, o diretor da equipe Alpine, Philippe Sinault, revelou ao site Sportscar365 que a equipe realizou uma “forte atualização” no motor e no turbo do modelo A424. No entanto, Sinault evitou divulgar detalhes específicos sobre as modificações.

A decisão da Alpine já era esperada. Pois Bruno Famin, vice-presidente de automobilismo da marca, havia indicado durante a final da temporada passada no Bahrein que haveria atualizações no motor V6 desenvolvido pela Mecachrome. Com essa medida, a Alpine se junta a todos os fabricantes da classe Hypercar. Porém a Aston Martin, no uso de pelo menos um Evo Joker durante a vida útil de seus carros.

Alpine busca reação

Sinault destacou que a Alpine utilizou um período de testes antes do início da temporada para validar as modificações no motor. “Temos que continuar prontos. Precisamos de mais conhecimento sobre o carro e a maneira de operá-lo”, afirmou. Segundo ele, a equipe realizou testes em dezembro, seguidos por sessões em Monza. Além de Barcelona, Portimão e Le Castellet, antes de retornar a Monza para mais avaliações.

Além disso, uma nova diretriz proíba a introdução de jokers no meio da temporada, Sinault confirmou que a Alpine continuará utilizando essa ferramenta ao longo do projeto. “Planejamos usar alguns curingas. Sempre estudamos a oportunidade de aplicá-los e, com certeza, faremos isso no futuro.”

Peugeot trabalhou na suspensão do 9X8. (Foto: Peugeot)

Já a Peugeot anunciou seu segundo uso declarado de uma atualização, tendo anteriormente atualizado seu carro para as 6 Horas de Imola do ano passado. O diretor técnico Olivier Jansonnie destacou que a equipe realizou uma sessão de resistência em Le Castellet para aprimorar a confiabilidade e testar as evoluções realizadas. “Também tivemos um dia de testes no Catar, em janeiro, com dois carros. Foi um período instrutivo, pois a versão 2024 do Peugeot 9X8 ainda não havia sido avaliada nessa pista, que possui características únicas”, explicou.

A nova temporada do FIA WEC promete alta competitividade, com as equipes buscando otimizar seus desempenhos antes da abertura do campeonato.