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Endurance tratado a sério!
Alpine descarta alterações do motor do A424 para nova temporada do WEC

O vice-presidente de esportes motorizados da Alpine, Bruno Famin, afirmou que a marca não planeja uma reformulação completa do motor do A424, mesmo após enfrentar desafios de confiabilidade em sua estreia na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). As informações são do site Sportscar365.com.

Apesar das dificuldades técnicas, a Alpine encerrou sua primeira temporada no Hypercar em alta, superando a BMW e garantindo o quarto lugar no Mundial de construtores. Problemas recorrentes com o motor Mecachrome V6 single-turbo, especialmente com o turbo, forçaram ambas as unidades da equipe a abandonar as 24 Horas de Le Mans antes de completar seis horas de corrida. No entanto, correções de software e um novo eixo de comando implementados nas etapas seguintes ajudaram a mitigar as falhas.

Famin revelou durante a etapa final da temporada de 2024, no Bahrein, que a Alpine planeja solicitar modificações adicionais no motor para fortalecer sua confiabilidade em 2025. A proposta inclui a possibilidade de utilizar o primeiro Evo Joker, mecanismo permitido pelas regras para ajustes pontuais.

“Estamos pensando em algumas modificações, mas nosso foco principal é a confiabilidade do turbo, que apresentou problemas durante a temporada. Queremos resolver isso de forma definitiva”, destacou Famin.

Foco no atual modelo de motor

A decisão da Renault, controladora da Alpine, de encerrar seu programa de construção de motores para a Fórmula 1 a partir de 2026, abre caminho para que a fábrica de Viry-Chatillon concentre esforços em outros projetos, incluindo o WEC. No entanto, Famin descartou a ideia de desenvolver um motor completamente novo para o A424, citando as restrições impostas pelas regras de homologação.

“Temos que priorizar o que realmente impacta o desempenho do carro e a eficiência da equipe”, explicou. “O motor atual é homologado e só pode ser alterado para resolver problemas específicos. Não faz sentido projetar uma nova unidade para este carro.”

Alpine olhando para o futuro: motor de hidrogênio

Enquanto mantém o motor Mecachrome no A424, a Alpine já trabalha em um novo projeto. A fábrica de Viry está desenvolvendo um motor de combustão interna movido a hidrogênio líquido para atender às regras da próxima geração do WEC. Previstas para 2028. Esse motor substituirá a unidade de hidrogênio gasoso usada no carro-conceito Alpenglow, apresentado em Spa no ano passado.

Os detalhes do regulamento técnico para a classe Hidrogênio ainda estão sendo definidos pela FIA e pela ACO. Mas a iniciativa representa uma aposta da Alpine em tecnologias sustentáveis para o futuro do automobilismo.

Com foco na confiabilidade e olhos voltados para a inovação, a Alpine reforça seu compromisso com o WEC, enquanto busca superar os desafios técnicos de sua jornada na categoria Hypercar.