Alpine conquista novo pódio no WEC

A Alpine Endurance Team deu mais um passo consistente em sua jornada no Mundial de Endurance (WEC). Com Frédéric Makowiecki em destaque, a equipe francesa conquistou seu segundo pódio da temporada 2025, desta vez em Spa-Francorchamps, e reduziu a diferença para a BMW no campeonato de construtores.
Contratado como reforço estratégico para o programa do protótipo A424, Makowiecki demonstrou sua versatilidade e talento já nos primeiros turnos da corrida belga. Substituindo o trio do carro #36, que divide com Jules Gounon e Mick Schumacher, o experiente piloto francês elevou a Alpine do sexto para o segundo lugar, rompendo o domínio inicial da Ferrari.
Graças a uma parada mais curta que a dos rivais italianos, a Alpine chegou a liderar a prova. Jules Gounon aproveitou a oportunidade para ultrapassar Miguel Molina e a Ferrari #50 da AF Corse na subida para o Raidillon, mantendo a ponta por várias voltas.
No entanto, um furo lento afetou o desempenho do A424 na segunda metade da corrida. Ainda assim, Mick Schumacher resistiu à forte pressão de Robin Frijns (BMW #20 – Team WRT) e Alessandro Pier Guidi (Ferrari #51) para garantir mais um pódio à Alpine, repetindo o bom resultado obtido em Imola.
Apesar da boa performance, Makowiecki reconhece que a Ferrari ainda apresenta vantagem. “Não estávamos longe, mas eles seguem muito fortes. Se continuarmos nesse ritmo, acredito que podemos lutar pela vitória”, afirmou. “A Ferrari está um passo à frente desde o início do ano. Cabe a nós encontrar uma forma de quebrar esse domínio.”
A própria Ferrari admitiu o avanço da rival francesa. “Nos trechos de pista limpa, o TL2 indicava que a Alpine era a mais rápida”, comentou Giuliano Salvi, chefe de GT e testes de protótipos da equipe italiana. “Se houvesse dois carros da Alpine na disputa direta conosco, o desfecho poderia ter sido outro.”
Alpine supera BMW e mira Le Mans
Em um comparativo direto com a BMW, a Alpine levou a melhor em território adversário. Enquanto o M Hybrid V8 #20 enfrentou problemas de freio e o #15 sofreu dupla penalidade, os A424 mostraram confiabilidade ao longo de toda a prova.
A equipe ainda foi prejudicada por uma punição durante o regime de safety car virtual, que afetou o carro #35 (Charles Milesi, Paul Loup Chatin e Ferdinand Habsburg). Mesmo assim, a diferença para a BMW na tabela de construtores caiu para 30 pontos.
“Quando surge a chance de um bom resultado, é preciso aproveitá-la. Dois pódios seguidos são excelentes”, afirmou Makowiecki. “Em Spa, nossa performance foi ainda mais completa do que em Imola. Pena o furo lento, pois estávamos na disputa. Ainda assim, o mais importante foi o progresso e a forma como estamos evoluindo. Estou cada vez mais à vontade com o carro e conseguindo explorar seu potencial.”
Com os olhos voltados para as 24 Horas de Le Mans, a Alpine surge como potencial surpresa. A marca francesa busca redenção após a frustração em 2024, quando abandonou precocemente a prova devido a falhas mecânicas.
“Vencemos em Imola e tivemos sucesso em Spa, duas pistas bem distintas”, avaliou Philippe Sinault, chefe da equipe. “Isso mostra que estamos entendendo melhor nosso pacote técnico. Ainda há detalhes a corrigir, mas estamos mais sólidos e confiantes para chegar a Le Mans em condições bem melhores do que no ano passado.”