ALMS – Petit Le Mans
Sorte e Azar foram dois extremos nesta edição da Petit Le Mans. A forte chuva que caiu na segunda metade da prova acabou encurtando e muito a 12º edição do evento.
A vitória ficou de forma um tanto quanto questionável com o Peugeot número 8 pilotado por Stephane Sarrazin e Franck Montagny que não tiveram um bom desempenho desde o começo da prova. O segundo colocado foi o Peugeot número 7 com Pedro Lamy e Nicolas Minassian seguidos pelo Audi de Allan Mcnish e Dino Capello. Foi a primeira vitória da equipe francesa desde que começou a competir na ALMS. Vitória com uma bela dose de sorte pois Mcnish rodou atrás do carro de segurança quando estava em primeiro e não conseguiu mais se recuperar a tempo. Foi um dos erros mais primários que o piloto cometeu depois de ganhar várias edições da Petit.
Em quarto lugar ficou o outro Audi com M. Werner e Lucas Luhr seguido do trio da equipe Oreca com Lapierre, Panis e Dumas. Um resultado interessante desta que foi a primeira participação do time em território americano. Em sexto o primeiro Acura da Patron Racing com David Brabham, Scott Sharp e D. Franchitti que lideram o campeonato na classe P1. Gil de Ferran que teve dois acidentes sérios durante a prova termina em nono lugar muito decepcionado com o toque que teve com J. Fueld que mesmo tomando uma punição de quase 3 minutos terminou a frente do brasileiro em sétimo lugar.
Na categoria P2 a vitória ficou com o Lola Mazda de Butch Leitzinger, Mario Franchitti e Ben Devlin, seguidos pelos campões por antecipação Adrian Fernandez e Luiz Dias com seu Acura. Em terceiro e merecedor do primeiro lugar o Porsche RS Spyder de Pickett, Graf e Maassen que perdeu a liderança da categoria depois de rodar logo no começo da prova e por causa de problemas elétricos perdeu desempenho e tempo nos boxes. Enquanto esteve na disputa chegou a incomodar os carros da P1.
Na GT2 a vitória ficou com a Ferrari F430 GT do brasileiro Jaime Melo que fez dupla com Pierre Kaffer e Mika Salo. O trio largou em 10º na sua classe e com uma boa estratégia de por pneus de chuva antes dos outros competidores garantiu o primeiro lugar. Em segundo ficou a BMW M3 de Milner, D. Muller e J. Mueller e fechand o podium o Porsche 911 de D. Werner e Henzed. Com a vitória Jaime Melo e Pierre Kaffer estão a 19 pontos dos lideres da GT2 Joerg Bergmeister e Patrick Long que terminaram em quinto.
A Peugeot teve sorte com sua dobradinha. Tiveram uma bela classificação fazendo a dobradinha para a largada com a pista SECA. Já na largada foram superados pelo Audi de Mcnish e mais a frente pelo Acura de Gil de Ferran. Se não fosse o erro do piloto da Audi a coisa teria sido bem diferente. Mesmo assim a equipe francesa acaba o ano com a vitória nas 24H de Le Mans e na Petit. O próximo feito com certeza será as 12 H de Sebring ano que vem.
Audi e Allan Mcnish
O vencedor moral ou perdedor moral ficou por conta da Audi e de sua principal estrela Allan Mcnish. Depois de uma péssima atuação em Le Mans e da crise que assolou a equipe não se esperava muito do R15. Um carro que nasceu com problemas e ganhou Sebring este ano mais pelo azar da Peugeot do que mérito próprio. Teria ganho a corrida de hoje com sobras se não fosse o excesso de água na pista. Teria com certeza recuperado a primeira posição, infelizmente não deu.
Team Cytosport
Como é bom ver um protótipo da Porsche correndo. O Team Cytosport não competiu todo o campeonato mas na prova de hoje se superou. Brigou de igual para igual com os carros da P1, não tomou conhecimento dos campeões da classe o Acura de Adrian Fernandez. Foi uma pena ele ter rodado e afetado a parte elétrica com certeza estaria entre os primeiros.
Acura e Scott Sharp
O acidente de Sexta para o Acura de Scott Sharp foi um dos mais impressionantes que eu vi. Lembra muito o do Mercedes CLK em Le Mans a alguns anos que literalmente voou na grande reta. Nos 2 casos o piloto nada sofreu, mas ao contrário da Mercedes o time Japonês mostrou uma determinação sem igual e montou o carro em absurdas 30 horas. Mesmo que o carro tenha acabado em sexto no geral isso ficou ao meu ver em segundo plano. A garra dos mecânicos e a dedicação de toda a equipe foi o fator determinante para a reconstrução do carro que utilizou apenas 10% das peças do modelo original.
De Ferran Motorsports
O carro do brasileiro Gil de Ferran apanhou e muito nesta edição da Petit. Levou um toque no inicio da prova que destruiu a suspensão deixando o carro parado por várias voltas. Depois de tudo arrumado um erro de Scott Dixon fez o carro perder mais tempo ainda na garagem. Outros teriam desistido da corrida mais Gil e seus pilotos mostraram competência e arrojo, e provaram junto com a equipe Patron que o Acura é um carro que agüenta o tranco.
Mika Salo e a Ferrari 430GT
Os problemas com a Ferrari de Jaime Melo a Mika Salo começaram na na sessão de classificação com um pneu furado. Largaram em 10º na sua categoria e viram as BMW, Corvette e Porsche fazendo a festa nas primeiras horas da corrida. Em determinado momento quando ocupavam a 5º posição estavam prestes a ganhar uma volta do líder da GT2 naquele momento. Nesta hora a estrela de Mika Salo brilhou mais alto e com a entrada do carro de segurança botou pneus de chuva e conseguiu ficar 1 volta a frente do resto do pelotão. Tanto ele como Jaime Melo fazem milagre com um carro que já tem quase 4 anos. Conquistaram este ano as12 H de Sebring, as 24H de Le Mans além da Petit. Só tenho uma coisa a acrescentar… Meus parabéns.