ALMS – Long Beach
Acura ganhou de “lambuja” a prova.
Sempre critiquei circuitos de rua. Para mim o único que realmente tem uma tradição e um traçado único é Mônaco. Claro que temos belos traçados em Macau e Long Beach. A Segunda etapa da ALMS não devia ser chamada de uma prova de “endurance”. Foi rápida demais. Acredito que os motores nem deve ter aquecido muito. Brincadeiras a parte foi uma corrida boa com disputas interessantes sempre reservadas a categoria LMP e GT.
Porém a corrida teve um resultado injusto no meu modo de ver. Quem assistiu a corrida pelo SPEED notou que desde o começo o nome da corrida seria o Lola De Jon Field. Mesmo saindo da terceira posição botou pressão tanto no Aston Martin de Adrian Fernandez como no Acura de Jack Brabham e teria ganhado a prova fácil se não tivesse feito um pit stop demorado e depois abandonar com problemas no carro. Em um traçado apertado Field achou espaço para fazer belas manobras e abrir uma boa diferença até os problemas chegarem. Se serve de alento as perspectivas de bons resultados paras próximas provas.
O “entreveiro “ de laguna seca em 2009 não se repetiu em Long Beach
Desempenho fraco também teve outro Lola. O carro da equipe do “Lord” Drayson terminou em 25º no geral e em 6º em sua classe. A resultado prova que não basta ter dinheiro, comprar um carro e sair por ai pilotando. Drayson tem um belo equipamento na mão, equipamento que provou ser competitivo em Sebring chegando a incomodar os fortes Peugeot, na oportunidade quem pilotava o protótipo era Emanuele Pirro, piloto profissional de anos correndo pela Audi.
A vitória ficou com o Acura de Jack Brabham e Pagenaud depois de um final interessante com o Aston Martin de Adrian Fernandez. Final que começou bem antes com um toque entre os dois carros resultando na punição do Acura e depois de bandeias amarelas e um erro primário de Fernandez o campeão de 2009 conquistou a prova. Simon Pagenaud comenta “Eu disse a mim mesmo que iria pressioná-lo até o fim, e talvez ele iria cometer um erro e assim o fez”. Não digo que o Acura não mereceu ganhar mais se for levar em consideração vários fatores que merecia ter ganho seria Jon Field.
Entre os Porsche a vitória ficou com o #81 de Gonzales e Leitzinger
Agora com os protótipos em uma categoria única podemos notas que as mudanças para os P1 serem mais lentos que os P2 e com isso ter uma disputa entre as classes não surtiu muito efeito. O melhor P2 foi o Porsche RS Spyder de Pickett e Graf que terminou em terceiro no geral. Claro que os resultado veio por causa de abandonos e desistências e batidas nos muros. Depois dele veio o Lola Mazda da equipe Dyson. É cedo para dizer se as mudanças feitas irão nivelar os protótipos mais uma coisa eu digo. Cuidado com o Porsche. A próxima prova em Laguna Seca iremos ter a prova real
Entre os GT´s a bela disputa como sempre prevaleceu e quem levou a melhor foi o Porsche de Patrick Long e Bergmeister, seguido pelo Corvette de Magnussem e o BMW de Milner. Jaime Melo depois de fazer uma bela disputa com o Porsche de Sellers e Hanzler terminou em 4º.
Entre os protótipos da Oreca o #99 de Gunnar Jeannette e Elton Julian
Nos protótipos da Oreca o vencedor foi o carro #99 de Julian e Jeannette e entre os GTC o vencedor foi Gonzales e Leitzinger repetindo o bom resultado ode Sebring. A próxima corrida será no belo circuito de Laguna Seca com uma prova de 6H de duração, ai sim uma prova de endurance de verdade. Até lá.
O mico do final de semana foi com o Oreca # 11 da Primetime Race Group pilotado por Gerardo Bonila, que depois de uma ordem do Pace Car ele simplesmente vai reto no muro de contenção. Como já falei…Comprar um carro é uma coisa pilotar é bem outra.
Algumas imagens da corrida.
Porsche da Cytosport pode ser perigoso!!!
Lola da Drayson Racing. Pena que beleza não ganha corrida.
Aston Martin ainda é o favorito do grid…ainda!
Enquanto esteve na pista Fiel incomodou os grandes.
Mesmo com o talento de Jaime Melo e Gianmaria Bruni desta vez não deu
O vídeo abaixo mostra o momento que definiu o vencedor da corrida, Mesmo sendo no começo o Acura forçou a barra e cortou a frente do Aston Martin. Brabham foi punido e no final depois de um erro de Fernandez acabou ganhando.
Outra bela disputa entre Bruni e Hezler. No final acabou prevalecendo a Ferrari.
E para terminar um vídeo da edição de 2008 da prova de Laguna Seca a bordo do Porsche da Penske com o brasileiro Hélio Castro Neves. De um tempo de fartura para a categoria.