bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

The American Le Mans Series Monterey Presented by Patron at Mazd
Acura pronto para Le Mans?

Não pude acompanhar a etapa de Laguna Seca como gostaria. Até assisti ela pela net mais ainda não é a mesma coisa do que ver em uma TV normal com uma imagem normal. Depois de 6 horas de corrida e muitos, muitos acidentes que fizeram o SC entrar 10 vezes eu fico pensando que essa neurose por segurança que existe no automobilismo americano deve ser por causa de um acidente muito, mais muito grave que aconteceu. É normal um carro sair da pista e encalhar na área de escape, uma bandeira local já não ajudaria? Será que todo piloto em sã consciência e principalmente pensando em um jogo de equipe iria fazer alguma coisa num momento destes? Se o carro sai da pista logo na primeira curva do circuito ele vai sofrer algum tipo de mau caso 2 pilotos estejam brigando lá na curva do saca rolha?

The American Le Mans Series Monterey Presented by Patron at Mazda Raceway Laguna Seca
Jaime Melo não teve a sorte que gostaria de ter tido.

Voltando a corrida. A vitória ficou com o Acura de David Brabham com uma larga vantagem de 7 voltas para o Porsche RS Spyder da Cytosport. Claro que o vencedor foi o que melhor soube escapar dos acidentes, poupar equipamento e ter sorte. Mais o fator primordial em uma corrida desses é o entrosamento e principalmente a competencia dos pilotos. No caso do Acura Brabham divide o volante com Simon Pagenaud e Dario Franchitti que são exímios pilotos. Caso que não se repete com o Porsche que Maassen como piloto principal. Caso parecido é na equipe Drayson aonde o diferencial é Emanuele Pirro.

O Acura começou largando em último por conta de uma punição pois um dos pilotos não fez o tempo mínimo antes da corrida e mesmo com essa desvantagem Brabham chegou em 4º lugar já na primeira volta. Os possíveis adversários tiveram problemas ainda no começo dos trabalhos. 
O Lola do sempre surpreendente Jon Fild que chegou a liderar e por uma pressão no Acura foi traído pelo motor. Outro que poderia ter feito frente foi o Lola do Lord Drayson que teve problema. O Lola Mazda que fez a pole terminou em 15º.
The American Le Mans Series Monterey Presented by Patron at Mazda Raceway Laguna Seca
Porsche fatura entre os GTs

Entre os GT a briga como sempre foi mais intensa e depois de várias trocas de posição o vencedor foi o Porsche 997 da Glying Lizad de Jorg Bergmeister e Patrick Long. Foi seguido pelo BMW De Dirk Muller e Joey Hand, e fechando podium dos GT o Corvette de Oliver Beretta e Olivier Gavin. Jaime Melo chegou a liderar mais depois de um toque com um protótipo acabou ficando mesmo com o 4º lugar. A ALMS tem o próximo encontro no dia 11 de Julho no circuito de Utah.

P. Cl. # Pilotos Carro voltas
1.º P 1 Brabham/Pagenaud/Franchitti HPD ARX-01c 237
2.º P 6 Gidley/Graf/Maassen Porsche RS Spyder a 7 voltas
3.º PC 55 Tucker/Bouchut/Wilkins ORECA FLM09 Chevrolet a 8 voltas
4.º PC 36 Sutherland/Weickardt/Marcelli ORECA FLM09 Chevrolet a 8 voltas
5.º GT 45 Bergmeister/Long Porsche 997 RSR a 10 voltas
6.º GT 90 Mueller/Hand BMW M3 GT2 a 10 voltas
7.º GT 4 Beretta/Gavin Corvette ZR1 a 10 voltas
8.º GT 62 Melo/Bruni Ferrari F430 GT a 12 voltas
9.º GT 1 Sharp/vanOverbeek Ferrari F430 GT a 12 voltas
10.º GT 3 Magnussen/O’Connell Corvette ZR1 a 13 voltas
11.º GT 17 Sellers/Henzler Porsche 997 RSR a 13 voltas
12.º PC 99 Julian/Jeannette/Zugel ORECA FLM09 Chevrolet a 15 voltas
13.º GT 92 Auberlen/Milner BMW M3 GT2 a 15 voltas
14.º PC 89 Pagerey/Wong/Ducote ORECA FLM09 Chevrolet a 15 voltas
15.º P 16 Dyson/Smith/Meyrick Lola B09/86 Mazda a 17 voltas
16.º GT 61 Krohn/Jonsson Ferrari F430 GT a 17 voltas
17.º GTC 54 Pappas/Bleekemolen/Bleekemolen Porsche 911 Cup a 18 voltas
18.º GTC 63 Richard/Villeneuve/Lally Porsche 911 Cup a 19 voltas
19.º GTC 81 Gonzalez/Leitzinger/Junco Porsche 911 Cup a 20 voltas
20.º GTC 80 Gonzalez/Diaz/Junco Porsche 911 Cup a 20 voltas
21.º GTC 48 Miller/McMullen/Hines Porsche 911 Cup a 21 voltas
22.º GTC 88 Lewis/Aschenbach Porsche 911 Cup a 21 voltas
23.º GT 40 Robertson/Robertson/Murry Doran-Ford GT a 22 voltas
24.º GT 44 Law/Neiman/Bernhard Porsche 997 RSR a 24 voltas
25.º GTC 23 Sweedler/Kapudija/Lueders Porsche 911 Cup a 25 voltas
26.º GTC 69 Rodriguez/Bieker/Wilson Porsche 911 Cup a 25 voltas
35.º GTC 28 Beggs/Baron Porsche 911 Cup a 26 voltas
28.º GT 2 Brown/Cosmo Ferrari 430 GT a 43 voltas
29.º GT 75 Gentilozzi/Dalziel/Goossens Jaguar XKRS a 46 voltas
30.º P 12 Willman/Burgess/Ehret Lola B07/10 AER N Compl.
31.º P 8 Drayson/Cocker/Pirro Lola B09/60 Judd N Compl.
32.º PC 52 Mowlem/Papadopoulos/Lewis ORECA FLM09 Chevrolet N Compl.
33.º GTC 32 Curtis/Sofronas/Borcheller Porsche 911 Cup N Compl.
34.º P 37 Field/Field/Konstant Lola B06/10 AER N Compl.
35.º PC 95 Tucker/Wallace/Frisselle ORECA FLM09 Chevrolet N Compl.

1 comentário em “ALMS – Laguna Seca

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.