bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Algarve Pro Racing vence novamente na Asian Le Mans Series em Dubai

A Algarve Pro Racing (APR) conquistou sua terceira vitória consecutiva na Asian Le Mans Series, neste domingo, 09. O trio formado por Alex Quinn, Olli Caldwell e Kriton Lendoudis levou o Oreca 07 Gibson  #20 ao topo do pódio em Dubai, aproveitando-se de um problema inesperado nos minutos finais da prova.

A Proton Competition parecia encaminhada para a vitória com Tom Dillmann, que liderou a maior parte da última hora. No entanto, um giro na curva 12, decorrente de um contato com um carro GT, comprometeu suas chances a pouco mais de quatro minutos do fim. Quinn aproveitou a oportunidade, assumiu a liderança e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6,5 segundos sobre os adversários, garantindo uma “barreira” de triunfos para a APR no fim de semana.

Resultado final

Na disputa pelo segundo lugar, o Oreca #30 da RD Limited, pilotado por Tristan Vautier, James Allen e Fred Poordad, superou o #83 da AF Corse, guiado por Matthieu Vaxiviere, Francois Perrodo e Alessio Rovera, em uma batalha decidida apenas na última volta.

Corrida movimentada e decisão dramática para a Algarve Pro Racing

A prova foi marcada por três intervenções do safety car, que nivelaram as estratégias das equipes. Após a última relargada, a uma hora do término, Julien Andlauer assumiu a liderança com o Porsche #91 da Pure Rxcing. Seguido pelo Proton #22 de Dillmann e pelos dois carros da Algarve Pro Racing, com Malthe Jakobsen à frente de Quinn.

Dillmann, que havia herdado o comando do carro após turnos de Giorgio Roda e Vlad Lomko, ultrapassou Andlauer e abriu uma vantagem de quatro segundos sobre Quinn. O britânico reduziu a distância para menos de um segundo na última hora, mas não conseguiu realizar a ultrapassagem antes do erro de Dillmann.

O carro da Proton ainda foi investigado por uma reentrada insegura na pista após um suposto contato com o Porsche Manthey #10. O infortúno permitiu que Vautier se aproveitasse da situação e superasse Vaxiviere nos instantes finais, garantindo o segundo lugar para a RD Limited.

Dillmann terminou em quarto lugar provisório, aguardando possíveis penalidades. Enquanto o outro carro da APR, o #25 de Malthe Jakobsen, Valerio Rinicella e Michael Jensen, terminou em quinto. A equipe #25, vencedora da corrida de sábado, segue na liderança da classificação da classe LMP2. Com três pontos de vantagem sobre a RD Limited, antes da etapa final em Abu Dhabi.

Resultados variados para outras equipes

Por fim, Andlauer terminou em oitavo com o Pure Rxcing #91. Que compartilha com Alex Malykhin e Harry King, após rodar em disputa com Olivier Pla, da AF Corse. A DKR Engineering chegou a liderar momentaneamente com Job van Uitert. Mas uma passagem de seis minutos pelos boxes para reparos em um amortecedor comprometeu suas chances de repetir o bom desempenho de sábado.