Algarve Pro Racing conquista título do ELMS, com vitória da United Autosports
Chuva, muita chuva. Foi assim a última etapa do European Le Mans Series disputada neste domingo, 22, no circuito de Portimão, em Portugal. A vitória ficou com o Oreca #22 da United Autosports, dos pilotos Oliver Jarvis, Marino Sato e Phil Hanson. Com o resultado, a equipe obteve a segunda vitória consecutiva na temporada. Por outro lado, a Algarve Pro Racing conquistou o título da classe LMP2. Assim,
o segundo lugar de Alex Lynn, James Allen e Kyffin Simpson foi mais do que suficiente para vencer confortavelmente os campeonatos de equipes e pilotos. Foi um impulso composto de todos os três, mas particularmente de Lynn nos estágios finais com a pressão aumentando.
O resultado marca o primeiro título da European Le Mans Series para a equipe asiática. Vencedora do título de Le Mans e atual campeã da IMSA Michelin Endurance Cup LMP2. É também o primeiro título ELMS LMP2 para todos os três pilotos.
A United Autosports terminou em segundo lugar na classificação LMP2 com sua equipe #22, 13 pontos atrás, mas ainda receberá um convite para Le Mans por terminar a temporada na segunda posição.
As demais classes
Nas outras classes, a AF Corse conseguiu vencer na LMP2 Pro/Am, conquistando os títulos de equipes e pilotos. Após um desempenho quase perfeito de François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Ben Barnicoat no final, que tiveram que se defender. um forte Malthe Jakobsen na hora final.
Foi essencialmente uma luta direta pelo título na classe LMP2 Pro/Am, com dificuldades para as equipes #47 COOL Racing e a #34 Racing Team Turkey custando-lhes caro na busca pelo título.
Além disso, a equipe Eurointernational obteve uma vitória impressionante na classe LMP3 com seu Ligier #11, e o Porsche 911 RSR 19 #16 da Proton Competition conquistou a última vitória e títulos da corrida ELMS GTE com uma corrida confiante até a bandeira de Zach Robichon, Ryan Hardwick e Alessio Picariello.
Como foi a corrida em Portimão?
A final do ELMS de 2023 foi tensa. O início da corrida foi atrasado devido às chuvas torrenciais e implacáveis durante a manhã e início da tarde, antes de receber bandeira vermelha por 45 minutos após breves duas voltas. início do carro de segurança.
Depois da forte chuva, parecia altamente improvável que a corrida começasse. Mas as condições melhoraram notavelmente rapidamente durante a tarde e permitiram três horas de corrida cheia de ação.
Para o United, foi uma questão de construir uma vantagem cedo e aguentar. Phil Hanson largou e quando a corrida finalmente ficou verde, três horas depois do segundo safety car, a equipe rapidamente assumiu a liderança antes de construir uma vantagem confortável. O carro vencedor do United permaneceria quase incontestado até o final da corrida,
conquistando sua terceira vitória em quatro corridas. Depois de uma hora de corrida, a diferença de liderança era superior a um minuto, mas foi reduzida para 5,7 segundos no final da corrida, com Jarvis navegando com sucesso pela confusa hora final, repleta de incidentes, bandeiras amarelas e FCYs.
“Foi um desafio no início, mas fiz o meu trabalho. Consegui uma lacuna de tamanho decente, então meus companheiros fizeram um bom trabalho ao trazê-la para casa. Olly fez um bom trabalho ao trazê-lo para casa em uma pista seca com pneus slicks”, disse Hanson, encantado, após a corrida.
Por outro lado, os campeões da LMP2 no #25 Algarve Pro Racing terminaram em segundo, depois de vários candidatos ao pódio se perderem pelo caminho.
Disputas em Portimão
Até à meia hora final, parecia que o Oreca da equipe IDEC Sport,, que ocupava a pole, ficaria em segundo, mas Paul-Loup Chatin foi um dos muitos pilotos que foi apanhado pelas condições gordurosas e acabou na brita.
Isso fez com que ele caísse da primeira volta e ficasse fora do top 10. O #30 da Duqueine que herdou o segundo lugar foi então submetido a um drive-through pelo contato com o LMP2 da Panis Racing na Curva 8, que o deixou cair para o 10º lugar geral.
Isto deixou a porta aberta para Alex Lynn e Job Van Uitert na Panis Racing que disputava o título, lutarem pelo segundo lugar. Lynn disse em entrevista ao site Daily SportsCar que considerou deixar Van Uitert ir, já que terminar atrás do #65 não teria feito diferença na classificação de pontos.
No entanto, o fascínio pelo segundo lugar era demasiado forte e ele optou por se concentrar em entregar o resultado mais forte possível e defendeu a posição com firmeza. “É assim que somos construídos”, disse ele.
Finalizando, Lynn aguentou, embora a decisão de lutar quase saiu pela culatra quando Van Uitert deu um mergulho otimista por dentro na Curva 5, faltando apenas alguns minutos para o fim, atingindo a lateral do carro de Lynn.
Assim, o impacto fez o carro #7 da Panis girar, mas felizmente não causou grandes danos a nenhum dos carros e a dupla continuou, terminando com menos de um segundo de diferença.
O Oreca da AF Corse, vencedor do título Pro/Am, ficou em quarto lugar, depois do heroísmo final da corrida de Ben Barnicoat segurando Malthe Jakobsen no #37 da COOL Racing por apenas 0,6 de segundo na linha.
Definições finais no ELMS
Após a última rodada de paradas, Jakobsen estava cinco segundos atrás de Barnicoat, já tendo perdido grande parte da liderança nas primeiras voltas ao entrar no carro. Mas sua chance de disputar o título foi frustrada quando Jose Maria Lopez, da classe LMP2 com o carro da COOL Racing acabou na brita faltando sete minutos para o final, provocando um FCY que durou até faltar apenas um minuto para o fim.
A equipe vai sair se perguntando o que poderia ter acontecido se Alex Coigny não tivesse caído para o final do pelotão depois de um giro na Curva 5 depois que a corrida ficou verde, custando à equipe uma enorme quantidade de tempo e posição na pista. Ele também irá ponderar quantas voltas a mais Jakobsen precisaria para fazer uma jogada no final.
Ben Hanley cruzou a meta em terceiro para entregar à Nielsen Racing um pódio no #24, um segundo à frente da Racing Team Turkey que se recuperava de três contratempos significativos.
A primeira foi um giro para Salih Yoluc após a largada. O segundo foi um momento no pit lane que terminou com Yoluc atingindo um de seus próprios mecânicos depois que um carro GT o impediu de chegar ao pit box no ângulo correto (o mecânico está bem).
Muita chuva
O drama final veio logo depois que Charlie Eastwood subiu a bordo, faltando pouco mais de duas horas para o final. O irlandês foi duramente atingido por trás pela Ferrari da equipe JMW de Martin Berry na curva 5, o que lhe custou um tempo precioso enquanto estava preso e incapaz de voltar.
Isso deixou Louis Deletraz com uma montanha para escalar. Em nono lugar na hora final, ele foi encarregado de reduzir um déficit de quase 40 segundos nas últimas voltas. Ele pressionou bastante e fez progressos, mas mesmo depois do último safety car não houve tempo suficiente para ele se recuperar.
Tendo sido a classe Pro/Am durante toda a temporada e capaz de desafiar um título geral. A Racing Team Turkey e seus pilotos enfrentaram um final de temporada extremamente decepcionante. Com os desafios do campeonato desmoronando no conjunto final de obstáculos.
Classe LMP3
A corrida na classe LMP3 foi agitada. Esta foi a corrida que a equipe Ultimate não poderia perder, mas tudo se desfez para Jean-Baptise Lahaye no final da corrida. Depois que o contato com o Ligier #7 da Nielsen Racing Nielsen fez com que a equipe fosse punida. Antes que o carro finalmente abandonasse a liderança com problemas mecânicos.
A Eutointernational conquistou a vitória, terminando oito segundos à frente dos recém-coroados campeões no #17 COOL Racing. O #4 da DKR completou o pódio, à frente do # 13 Inter Europol perdeu o pódio depois de cumprir sua longa parada final no final da corrida.
Porsche vence na classe GTE
Já na classe GTE, a equipe #16 da Proton. Composta por Zach Robichon, Alessio Picariello e Ryan Hardwick. A equipe encerrou seu forte desempenho ao longo da temporada com uma vitória na corrida. Que garantiria que conquistassem confortavelmente o último campeonato GTE.
No início do dia, a chuva fez com que muitos na pista acreditassem que a última corrida GTE na Europa não seria um evento. Felizmente, quando as condições melhoraram, a batalha começou.
A tripulação do #16 é campeã e conquistou o quarto título da classe GTE. O segundo foi a Ferrari #51 da AF Corse com Ulysses De Pauw
Somando-se ao sucesso da Proton com o terceiro lugar para o #77 que venceu na noite de sexta-feira. Tornando-se um pódio duplo para a Porsche e a equipe de Christian Reid.
A Ferrari #50 da Fórmula Racing teve uma corrida tranquila para o quarto lugar. À frente do AF Corse #55, que foi forte o tempo todo e no início da corrida estava na disputa pela vitória durante o que foi facilmente o período mais impressionante de Duncan Cameron na temporada, em condições mais difíceis.
Foi mais uma corrida inesquecível nesta temporada para as equipes Aston Martin. O #44 da GMB Motorsport terminou em primeiro lugar, mas em sexto lugar na classe depois de outra saída complicada para a equipe dinamarquesa.
Resultado do ELMS
No entanto, o resultado do GTE mudou significativamente após a corrida. Foram impostas três penalidades por infrações de tempo de condução, afetando o #44 GMB Motorsport, o #51 AF Corse e o #50 da Formula Racing. Isso deixou o #44 em quinto lugar, notavelmente melhor colocado do que antes devido às penalidades serem mais severas para os outros dois carros.
Aliás, a Fórmula Racing foi reclassificada em nono lugar após o quarto lugar original. E o #51 perdeu o segundo lugar no pódio e foi classificado em sétimo. Isso deixa o pódio final como um Proton 1-2 com o #16 à frente do #77, com o #55 Spirit of Race Ferrari em terceiro.
O 488 da JMW terminou em quarto lugar. Por fim, com o fim da temporada de 2023 do ELMS, o foco muda para o Rookie Test em Portimão nesta segunda-feira, 23. Que verá 22 carros regressarem ao circuito antes das férias de inverno.
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