bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Alex Palou competirá nas 8 Horas de Indianápolis

O tricampeão da NTT IndyCar Series, Alex Palou enfrentará um desafio diferente neste fim de semana ao pilotar um Mercedes-AMG GT3 Evo nas 8 Horas de Indianápolis. Etapa final do Intercontinental GT Challenge e do Fanatec GT World Challenge America. Embora o espanhol seja um estreante no carro GT3, ele estará em terreno familiar no circuito do Indianapolis Motor Speedway, onde conquistou importantes vitórias pela Chip Ganassi Racing na IndyCar.

Após vencer as duas últimas corridas da IndyCar em Indianápolis, Palou volta à pista, agora com a equipe Lone Star Racing, em sua primeira prova de GT3 desde o encerramento da temporada SUPER GT de 2019. Apesar da mudança radical no estilo de pilotagem, ele está animado com o novo desafio.

“É muito diferente do que estou acostumado”, afirmou Palou. “A visibilidade foi o maior desafio, e a maneira como o carro se comporta nas curvas também é bem distinta do IndyCar. Em algumas áreas, você não consegue acelerar de forma tão agressiva quanto com o carro de Indy, mas me senti bem após algumas voltas.”

A diferença de comportamento dos veículos é evidente: o Mercedes-AMG GT3 tem motor dianteiro e pesa cerca de 800 kg a mais que o carro da Indy, além de contar com sistemas de assistência ao piloto, como ABS e direção hidráulica, ausentes na IndyCar. Isso exige uma mudança completa no estilo de pilotagem, como explicou Palou.

“No IndyCar, você freia de forma muito mais agressiva, usando os freios para ajudar a virar o carro. No GT3, com o ABS e o peso extra, não é possível frear da mesma maneira ou sustentar tanta velocidade nas curvas. É uma abordagem completamente diferente.”

Alex Palou a os GT3

Palou estará ao volanter do Mercedes da Lone Star Racing. (Divulgação)

Apesar de ter competido pouco em carros esportivos nos últimos anos, Palou traz uma vasta experiência em corridas de resistência. Ele participou das duas últimas edições da Rolex 24 em Daytona na classe GTP e das 24 Horas de Le Mans de 2024 na categoria Hypercar. Ainda assim, ele ressalta que as diferenças entre o Cadillac V-Series.R LMDh e o Mercedes-AMG GT3 são significativas.

“Pilotar no GT3 é mais intenso, com todos os carros freando no mesmo ponto por conta do ABS. Não é tão difícil se adaptar à pilotagem, mas correr tão perto de outros carros exige uma abordagem diferente”, comentou o espanhol.

Palou utilizará todo o seu conhecimento do circuito de Indianápolis nas sessões de qualificação e na corrida de sábado. Em dez participações na pista, ele acumula duas vitórias, três pódios e seis chegadas no top 10. Um histórico que certamente poderá ser valioso em sua estreia no Mercedes-AMG GT3.

Por fim, a expectativa é alta para ver como o tricampeão da IndyCar se adaptará ao mundo do GT3 em um dos circuitos mais icônicos do automobilismo mundial.