Após definir seu programa na classe Hypercar tanto no WEC, quanto na IMSA, a equipe Proton Competition pretende ter dois Ford Mustang na classe GT3 do European Le Mans Series no próximo ano.
De acordo com informações do site Daily Motorsport, a equipe também busca ter dois carros no WEC, de acordo com o dono da equipe, Christian Ried. No entanto, se a equipe será capaz ou não de rodar Mustangs adicionais na Europa depende da capacidade da Ford de construir carros extras para o Proton a tempo.
Leia também:
- United Autosports define pilotos para a temporada 2024 da IMSA
“Temos dois carros confirmados para o WEC e ainda estamos em discussões para adicionar mais carros para o ELMS”, disse Ried. “A grande questão é se eles podem ou não nos entregar carros adicionais a tempo para a primeira corrida. Há muito interesse no carro e, em geral, o GT3 está crescendo cada vez mais.
“A ideia é rodar dois LMP2 no ELMS, depois veremos se rodamos Porsche ou Fords. Encomendamos quatro Porsches (911 GT3 R 992s) no ano passado, há muito tempo. Dissemos a eles que não precisávamos obtê-los para o início de 2023. O plano era conseguir um em meados de 2023 para testes e os outros três no final deste ano para um programa do WEC em 2024, o que obviamente nós não precisamos mais”, disse.
“No momento não os temos, e o problema é que não temos certeza se a Porsche fará uma segunda produção de GT3 Rs, então estamos aguardando”. Atualmente, a Proton já possui um único Mustang GT3, que já começou a testar antes de seu esforço no WEC.
“O carro (como plataforma) está 95 por cento lá, nos testes são apenas pequenas coisas com confiabilidade agora. O carro tem uma boa base”, disse ele. “Faremos pelo menos mais seis a oito dias de testes com o carro antes do final do ano”.
“Iniciamos nosso programa de testes com um grande apoio da Multimatic e da Ford, e o plano para nós é fazer os últimos dois a quatro dias de testes apenas com nossos engenheiros na garagem”, enfatizou.
Os demais programas da Proton Competition
Além do programa do WEC e dos Mustangs, a Proton também deverá um programa com protótipos LMP2. Para fazer isso, comprou três ORECAs da Prema, que está abandonando o LMP2 para se concentrar no programa Lamborghini LMDh.
“No momento temos um (ORECA), mas no sábado à noite no Bahrein (em novembro), teremos quatro”, explicou Ried. “A ideia é fazer o teste Rookie com esses carros no domingo, enviá-los para a Ásia Le Mans, dois deles, e enviar um de volta para casa para prepará-lo ao lado do carro existente para o ELMS.”
Com quatro ORECAs, a Proton também competirá na Asian Le Mans Series com dois carros pela primeira vez.
“É a nossa primeira vez como equipe na Ásia Le Mans”, disse ele. “Estive lá no ano passado com Jonas (Ried, filho de Christian) quando ele corria com Rinaldi. É um campeonato muito bom e com um ambiente agradável. É muito descontraído, então estamos procurando por isso. Queremos que dois carros lutem pela vitória e pelo campeonato para podermos entrar em Le Mans.
“Tivemos seis carros em Le Mans este ano, não creio que teremos seis carros no próximo ano. Mas se pudermos ter quatro ou cinco, seria ótimo”, finalizou.