bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Além do WEC, Porsche vence etapa de Laguna Seca da IMSA

Os pilotos Nick Tandy e Mathieu Jaminet conquistaram neste domingo, 12, a etapa de Laguna Seca da IMSA. Além disso, esta foi a 100º vitória da Penske no automobilismo. A Porsche também garantiu a as suas 600ª e 601ª vitórias em classes da IMSA

Tandy, que estava travando uma batalha com o Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing de Jack Aitken pela liderança, superou o #33, depois de uma saída de pista de Aitken faltando dez minutos para o final. 

Resultado final 

O inglês levou seu Porsche 963 #6 a uma vitória de 5,764 segundos sobre Aitken. Em terceiro, Felipe Nasr no Porsche #7. Isso, depois de segurar o Cadillac da Chip Ganassi Racing #01 de Renger van der Zande.  Cuja estratégia de apenas combustível na parada final saiu pela culatra para o holandês depois de lutar para se manter na pista com pneus gastos. O co-piloto de Van der Zande, Sebastien Bourdais, colocou o carro na pole no sábado.

O #40 da Wayne Taylor Racing com Andretti de Jordan Taylor e Louis Deletraz ficou em quarto.  Enquanto van der Zande caiu para quinto. À frente do #10 WTRAndretti de Filipe Albuquerque.

Os demais competidores em Laguna Seca

Além disso, Nick Yelloly esteve no BMW M Hybrid V8 mais bem colocado, em sétimo. Depois de perder tempo no início com um problema na troca da roda traseira direita do carro. Yelloly perdeu ainda mais terreno depois de sair da pista na segunda hora.

O Porsche da JDC-Miller Motorsports foi o oitavo nas mãos de Richard Westbrook. Isso  à frente do BMW #24, que sofreu danos depois que Jesse Krohn bateu em um banner publicitário na segunda hora.

Aliás, o Porsche #5 da Proton Competition ficou na retaguarda da classe GTP. Depois que Gianmaria Bruni recebeu uma penalidade de drive-through por responsabilidade por incidente com o Aston Martin #27 da Heart of Racing de Roman De Angelis.

A corrida contou com apenas uma única bandeira vermelha em todo o percurso, devido aos destroços do Penske Porsche #7. O que exigiu uma mudança da carenagem traseira na segunda hora.

Porsche vence nas classe GTD-Pro

“Rexy” vence na classe GTD-Pro. (Foto: Porsche)

Laurin Heinrich conduziu o Porsche 911 GT3 R #77 à primeira vitória da AO Racing no WeatherTech Championship no GTD Pro. Enquanto a Winward Racing ampliou sua vantagem de pontos GTD com sua terceira vitória na classe em quatro corridas nesta temporada.

Heinrich superou o McLaren 720S GT3 Evo #9 da Pfaff Motorsports de Oliver Jarvis faltando 1 hora e 13 minutos para o fim. Além de segurar o co-piloto de Jarvis, Marvin Kirchhofer. Para dar ao ‘Rexy’, sua primeira vitória.

O alemão de 22 anos, em sua primeira temporada no Campeonato WeatherTech, dividiu o Porsche com Seb Priaulx.

Foi a primeira vitória da Porsche no GTD-Pro desde as 12 Horas de Sebring de 2023. O Corvette Racing #4 da Pratt Miller Motorsports, de Nicky Catsburg e Tommy Milner completou o pódio da classe em terceiro.

Na classe GTD, à vitória ficou para o Mercedes #57 da Winward Racing de Philip Ellis e Russell Ward.

Foley, que estava a caminho de entregar a vitória na classe no BMW #557 da Turner Motorsport em sua 557ª largada recorde com a BMW. Ele saiu da pista faltando menos de cinco minutos para o fim após um possível contato com o #40 WTRAndretti de Jordan Taylor.

Ellis terminou 3,458 segundos à frente de Foley, que se recuperou para terminar em segundo. Por fim, o Porsche #120 da Wright Motorsports, de Elliott Skeer e Adam Adelson, conquistou seu segundo pódio do ano na classe GTD, em terceiro.