bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Akkodis ASP define pilotos que estarão nos seus dois Lexus no WEC

A equipe Akkodis ASP divulgou nesta quarta-feira, 13, os pilotos que competirão no WEC com um Lexus RC F GT3 na classe LMGT3. Sendo assim, Timur Boguslavskiy estará ao lado de  José Maria Lopez e Kelvin van der Linde.

A equipe liderada por Jerome Policand nomeou agora os quatro pilotos restantes que farão parte do segundo Lexus. A escalação do #78, liderada por Van der Linde, verá Boguslavskiy se unir ao piloto francês Arnold Robin, classificado como Bronze.

Policand disse ao site Sportscar365 que Boguslavskiy era uma opção para o seu programa LMGT3. Embora o piloto russo também tenha testado um Chevrolet Corvette C8.R durante o teste para novatos no WEC no Bahrein.

O lEXUS #87, por sua vez, será pilotado por Lopez, Takeshi Kimura e Esteban Masson, que fez sua estreia no WEC no final da temporada do Bahrein este ano.

O piloto japonês com classificação Bronze, Kimura, competiu regularmente em máquinas GTE no WEC e na European Le Mans Series com a Kessel Racing nos últimos anos.

Masson, por sua vez, fez sua estreia no WEC no final da temporada do Bahrein pilotando ao lado de Kimura no início deste ano.

Aquecimento de pneus está proibido durante as 24 Horas de Le Mans de 2024

Aquecimento de pneus está proibido durante as 24 Horas de Le Mans de 2024
(Foto: Porsche)

A partir do próximo ano, as equipes não poderão mais utilizar aquecimento de pneus nas 24 Horas de Le Mans. A confirmação veio do Automobile Club de l’Ouest (ACO) nesta terça-feira, 12.

Frederic Lequien, CEO do WEC, mencionou no mês passado que a possibilidade de reintroduzir o uso exclusivo de aquecedores de pneus em Le Mans estava em análise.

No entanto, de acordo com o Artigo 6.5.5. dos regulamentos complementares da prova. Qualquer processo que tente direta ou indiretamente aleterar a temperatura de um pneu em comparação com a temperatura ambiente é proibida.

Em resposta, um porta-voz da ACO confirmou ao site Sportscar365.com que essa proibição também se estenderá aos aquecedores de pneus. Dessa forma, as regras para o pré-aquecimento dos pneus estarão alinhadas com toda a temporada do WEC.

Os fornos de aquecimento de pneus movidos a energia estavam proibidos no início da temporada de 2023 por motivos de sustentabilidade. No entanto, a nova regra recebeu críticas específicas após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, onde pneus frios resultaram em acidentes.

Como resposta a essa situação, o ACO implementou uma isenção única que permitiu às equipes pré-aquecerem os pneus na edição deste ano da clássica prova francesa. No entanto, essa exceção não retornará em 2024.