AF Corse vence final da Asian Le Mans Series; Algarve Pro Racing conquista bicampeonato em Abu Dhabi

A AF Corse garantiu a vitória na última etapa da Asian Le Mans Series em Abu Dhabi, neste domingo, 16. Jáa Algarve Pro Racing assegurou seu segundo título consecutivo na categoria LMP2 ao finalizar na quarta posição.
Matthieu Vaxiviere, ao lado de Francois Perrodo e Alessio Rovera no Oreca 07 Gibson #83, cruzou a linha de chegada com 14,143 segundos de vantagem sobre o carro #24 da Nielsen Racing, pilotado por Naveen Rao, Matt Bell e Nicky Catsburg. A ultrapassagem decisiva ocorreu nos minutos finais, quando Vaxiviere superou Catsburg na Curva 5. O holandês, que tentava economizar combustível após uma estratégia prolongada sob bandeira amarela, não conseguiu conter o avanço do francês.
Contudo, a prova foi marcada por incidentes desde o início, incluindo uma bandeira vermelha logo na primeira volta, causada pelo acidente do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #42 da Prime Speed Sport, que exigiu reparos na barreira de proteção.
Disputa acirrada na classe LMP2 em Abu Dhabi

A AF Corse assumiu a liderança depois que o Oreca #22 da Proton Competition, que largou da pole position, parou no final do stint de Giorgio Roda. Rovera manteve o comando até ser pressionado pelo Oreca #30 da RD Limited, guiado por James Allen, que fez uma recuperação impressionante, ultrapassando adversários em rápida sucessão e alcançando o terceiro lugar.
Com o abandono do Oreca #20 da Algarve Pro Racing devido a problemas elétricos, a disputa pelo campeonato se restringiu ao carro#25 da equipe. Aliás, Tristan Vautier assumiu o comando do #30, mas uma penalização de dez segundos por exceder os limites de pista comprometeu suas chances.
Nos pit stops finais, a Nielsen Racing parecia estar em vantagem, com Catsburg estendendo seu stint final com a ajuda de uma bandeira amarela. No entanto, Vaxiviere executou a ultrapassagem decisiva e garantiu a vitória. O terceiro lugar ficou com o Oreca #30 da RD Limited. Enquanto o Oreca #25 da Algarve Pro Racing, pilotado por Michael Jensen, Valerio Rinicella e Malthe Jakobsen, terminou em quarto. Ele confirmou o bicampeonato da equipe liderada por Stewart Cox.
Bretton Racing e Manthey são campeões da LMP3 e GT
Na categoria LMP3, a Bretton Racing assegurou o título em Abu Dhabi, ao terminar na terceira posição com Jens Reno Moeller, Griffin Peebles e Theodor Jensen. A vitória da etapa ficou com a High Class Racing, que quebrou a sequência de triunfos da RLR M Sport.
Além disso, a final também marcou a despedida da atual geração de protótipos LMP3 com motor Nissan V8. A partir da próxima temporada, tanto a European Le Mans Series quanto a Michelin Le Mans Cup adotarão os novos modelos equipados com motor Toyota V6 biturbo. A mudança que será implementada na Asian Le Mans Series a partir de 2025-26.
Na classe GT, a Manthey conquistou o título com Antares Au, Joel Sturm e Klaus Bachler, que garantiram a vitória na corrida decisiva. Apesar de um drive-through por infração na largada, a equipe alemã conseguiu se recuperar e superar o Aston Martin Vantage GT3 Evo #89 da Earl Bamber Motorsport. Pilotado por Mattia Drudi, Jamie Day e Gabriel Rindone.
Por fim. a Ferrari 296 GT3 #74 da Kessel Racing completou o pódio. Seguido pelo McLaren 720S GT3 Evo #27 da Optimum Motorsport e pelo Mercedes-AMG GT3 Evo #16 da Winward Racing.