Adaildo Vieira e Renan Azeredo são os vencedores da primeira etapa da Porsche eSports Carrera Cup Brasil
Neste domingo, 09, aconteceu a primeira corrida oficial do Porsche eSports Carrera Cup Brasil, pioneiro campeonato oficial de automobilismo virtual chancelado por uma categoria no país, em Interlagos. A dupla da UI1-Positive Simracing, formada por Adaildo Vieira e Renan Azeredo, venceu a disputa marcada pelo equilíbrio. Bruno Risseto e Rodrigo Baronio, da Fitness Racing Snow Schatten e Luizinho Gonzaga e Jeff Giassi, da equipe Corinthians Ronaldo completaram o pódio.
Foram 30 duplas finalistas que fizeram uma disputa nos mesmos moldes da Endurance Series da Porsche Império Carrera Cup, que tem o intuito de aproximar o ambiente virtual do real. Além da disputa, os 60 pilotos finalistas concorreram a duas clínicas de pilotagem com os carros da Porsche Carrera Cup. Para os demais participantes, foram sorteados dois Porsche Experience.
Largando na pole position, Luizinho Gonzaga da equipe Corinthians – Ronaldo manteve a primeira posição. Com uma boa largada, Renan Azeredo saiu da terceira posição do grid e assumiu o segundo posto, seguido por Rodrigo Baronio, Renan Azeredo e Cesar Froener. Gustavo Ariel, da Shell V-Power, completou o top 5 no fim da primeira volta.
Na abertura do décimo giro, os cinco primeiros colocados já se desgarraram do restante do pelotão e iniciaram uma grande disputa pela vitória. No meio do grid, Cassio Almeida fez bonita ultrapassagem para assumir a nona colocação da prova.
Na volta número 11, Luizinho Gonzaga, líder da prova, perdeu o ponto de freada no Laranjinha e saiu da pista, caindo para o sexto lugar. Renan Azeredo assumia a liderança da prova seguido de perto por Rodrigo Baronio e Gustavo Ariel. Em linda disputa entre o segundo e o terceiro colocados, Ariel fez bonita ultrapassagem para assumir a vice-liderança da prova, na volta 15.
As posições se mantiveram após a primeira parada de boxes para reabastecimento. Mais atrás no grid, na briga pela oitava posição, o piloto do carro #2 foi tocado ao defender a posição e acabou caindo para o 14º posto, em bonita disputa com o carro #219.
“Durante a semana conversei muito com o Renan e disse que venceríamos no detalhe. Quando herdamos a liderança, falei para o Renan esquecer do combustível e abrir. Deu muito certo, ele foi muito rápido nos dois stints e nos deu sete segundos de distância. A minha performance não foi muito boa, mas o foco era trazer para casa. Tentei não forçar e fazer isso. Foi uma corrida muito cerebral. Vai ser muito legal conhecer os pilotos no dia da premiação. Quero agradecer a todos pela brilhante organização. E vamo que vamo!”, disse Adaildo Viera da equipe Positive Sim Racing.
Na metade da prova, Renan Azeredo abria quase 5 segundos de vantagem para Gustavo Ariel, que era muito pressionado pelo terceiro colocado Rodrigo Baronio, em uma disputa eletrizante antes da segunda parada nos boxes.
Com a segunda parada, vieram as trocas de pilotos e de posições na corrida. A liderança se manteve com o carro #15, guiado por Adaildo Vieira. A segunda posição passou para Jonatas Marcon, com Bruno Risseto em terceiro e Felipe Baptista em quarto. De tanto pressionar, Risseto ultrapassou Marcon e assumiu o segundo lugar da prova, na volta 43. Um giro depois, Marcon rodou na reta oposta e perdeu a terceira posição para Baptista. Na sétima posição, Moises Caraballo fazia ótima corrida de recuperação após largar em 21º.
“Foi uma preparação intensa. Treinamos bastante para acertar a tocada. Conseguimos ganhar a corrida durante a semana e fizemos os ajustes necessários para a corrida de hoje. Largar em terceiro é melhor do que largar em segundo aqui em Interlagos. Depois ficamos no vácuo e conseguimos poupar bastante. Assumimos a liderança e com a briga dos demais abrimos uma boa distância. Consegui entregar o carro sem danos para o Adaildo que fez um grande trabalho. Estou muito feliz, nem acredito que conseguimos a vitória. Quero agradecer a todos os meus patrocinadores e todos que torceram por mim,” comentou Renan Azeredo da UI1-Positive Simracing.
Assim como aconteceu durante toda a prova, a UI1-Positive Simracing abriu os trabalhos de pit stop para o último stint da corrida. Após as paradas dos demais pilotos, Adaildo recuperou a liderança, porém a diferença era de apenas três segundos para Risseto.
Restando sete voltas para o fim, Jeff Giassi fez linda ultrapassagem em cima de Willian Candido, assumiu a quarta posição e foi em busca do pódio. Após grande disputa na penúltima volta Giassi assumiu de forma fantástica a terceira posição, deixando Felipe Baptista em quarto. Adaildo Vieira confirmou a vitória com Bruno Risseto em segundo lugar.
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=s4-MVje4FJo”]