As 12 Horas de Sebring nunca decepcionam. A ultrapassagem de Louis Deletraz que estava no Acura #40 Wayne Taylor Racing sobre Sebastien Bourdais no Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing nos momentos finais, garantiu a vitória na edição 72 da prova válida pela IMSA.
Assim, o piloto suíço no Acura ARX-06 #40 superou o Cadillac V-Series.R #01 Chip Ganassi Racing com uma manobra por dentro de Bourdais na Curva 7 faltando seis minutos para o final na noite deste sábado, 16.
Contudo, Deletraz cruzou a linha 0,891 segundos à frente de Bourdais, após uma emocionante corrida de 23 minutos até a bandeira quadriculada.
Aliás, foi a primeira vitória em Sebring desde 2017, em um carro que Deletraz compartilhou com Jordan Taylor e Colton Herta. Jordan Taylor, por sua vez, conquistou sua segunda vitória geral em Sebring, enquanto foram as primeiras vitórias de Deletraz e Herta em Sebring.
Entretanto, Felipe Nasr levou o Penske Porsche 963 #7 para casa em terceiro, depois de uma batalha com o também piloto de fábrica da Porsche, Julien Andlauer, na relargada final. Que viu o francês fazer uma excursão fora do percurso.
A terrifying crash for Pipo Derani, crashing from the lead and flipping at Sebring! 😱
He is OK 👏 #Sebring12
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— Motorsport.com (@Motorsport) March 16, 2024
Nasr e os co-pilotos Dane Cameron e Matt Campbell, que queriam vencer após as 24 Horas de Daytona, tiveram vários atrasos nas primeiras horas. Incluindo a necessidade de realizar um ciclo completo de energia sob a primeira bandeira amarela devido a um problema com seu registrador de dados.
Andlauer, por sua vez, parecia pronto para levar o Porsche #5 da Proton Competition para casa em quarto lugar. Mas saiu da pista, entregando a posição ao #25 da equipe RLL com o BMW M Hybrid V8 de Connor De Phillippi.
De Phillippi fez uma investida tardia no reinício final para inicialmente contornar dois carros da classe GTP, incluindo o irmão BMW #24 de Philipp Eng, que terminou em sexto depois de se recuperar de um furo na primeira hora.
Os demais carros da classe GTP em Sebring
O #10 do WTRAndretti se recuperou de um vazamento de fluido para completar os cinco primeiros, com Filipe Albuquerque sendo o único carro GTP a parar sob o amarelo final para por pneus novos.
O carro voltou após uma volta para resolver o vazamento que estava causando a saída de fumaça pela margem direita do escapamento. Ricky Taylor liderava no momento anterior à parada.
A Iron Lynx conquistou o sétimo lugar com seu Lamborghini SC63, estreante no Campeonato WeatherTech, que permaneceu na primeira volta depois de uma corrida praticamente sem problemas para Romain Grosjean, Matteo Cairoli e Andrea Caldarelli.
O #6 da Penske Porsche terminou em nono após vários incidentes. Incluindo um confronto com um carro GT na sexta hora com Nick Tandy ao volante, antes de Fred Makowiecki sair da liderança com um furo traseiro esquerdo, que levou a danos na carroceria.
O Cadillac da Action Express Racing #31 de Pipo Derani abandonou na sétima hora depois que o brasileiro e o #21 da AF Corse de Miguel Molina fizeram contato na Curva 10, enviando a o Cadillac do brasileiro contra as barreiras antes de parar de cabeça para baixo. Além disso, Derani escapou de ferimentos no acidente em alta velocidade.
O Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports, que teve falha no eixo de transmissão do lado esquerdo, foi o único outro abandono da classe GTP na corrida.
Era Motorsports vence na classe LMP2
A equipe Era Motorsport saiu vitoriosa nas 12 Horas de Sebring, em uma corrida muito disputada. Connor Zilisch, Ryan Dalziel e Dwight Merriman reforçaram sua vitória na classe em Daytona com o Oreca #18.
Além disso, Zilisch, de dezessete anos, sobreviveu ao reinício tardio da corrida para receber honras do primeiro lugar.
O Oreca da TDS Racing ficou em segundo, com Mikkel Jensen terminando apenas 1,127 segundos atrás de Zilisch na linha de chegada. Contudo, Paul di Resta, por sua vez, levou o #22 da United Autosports ao terceiro lugar.
Sean Creech Motorsport, pilotando o único Ligier JS P217 Gibson em campo, subiu na ordem para terminar em quarto lugar na classe depois de um giro no início da corrida, uma breve paralisação no meio da corrida e uma penalidade de drive-through.
Zilisch saltou para a liderança da classe partindo do sétimo lugar durante a rodada final de pitstops no 12º e último período de bandeira amarela. A equipe recuperou terreno de forma constante após algumas voltas ao longo da corrida.
Nesse ínterim, Zilisch sobreviveu à pressão tardia de Fraga no último reinício, quando o piloto brasileiro encontrou um problema na penúltima volta.
Mais desafios em Sebring
A batalha pela liderança da classe foi acirrada durante quase toda a TDS Racing, United Autosports, CrowdStrike Racing da APR, Inter Europol da PR1/Mathiasen Motorsports e Riley se revezando.
O #04 da CrowdStrike, Colin Braun, girou nos minutos finais, eliminando as chances de vitória, apesar de uma recuperação impressionante que os colocou na disputa nos estágios finais.
A operação da Algarve Pro Racing recuperou de duas voltas atrás, após um furo com George Kurtz nos primeiros minutos da corrida. Kurtz perdeu mais tempo ao cumprir uma penalidade de drive-through por muitos tripulantes pularem o muro durante uma parada.
Toby Sowrey então colocou o carro #04 de volta na primeira volta na quinta hora. Além disso, uma advertência na hora final por causa de detritos fez com que Malthe Jakobsen, da DragonSpeed, herdasse brevemente a vantagem de uma volta completa sobre o então líder Jensen.
No entanto, Jakobsen recebeu uma penalidade de três minutos e 44 segundos por conclusão inadequada do procedimento de passagem e desistiu da ordem.
O #8 da Tower Motorsports e o #88 Richard Mille AF Corse foram as únicas duas desistências no campo de 13 carros.
Lexus vence na classe GTD-Pro
Na classe GTD-Pro, Jack Hawksworth, Ben Barnicoat e Kyle Kirkwood conquistaram a vitória para Vasser Sullivan. Após uma batalha final de corrida com muitos contatos com Risi Competizione.
Hawksworth, pilotando o Lexus RC F GT3 #14, completou uma ultrapassagem ousada na Ferrari 296 GT3 #62 de Daniel Serra no reinício final da corrida para selar a vitória.
Após a 12ª bandeira amarela, Hawksworth foi inicialmente rebaixado para o terceiro lugar pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #3 de Daniel Juncadella. Contudo, depois de ultrapassar Juncadella, Hawksworth lutou para passar por Serra antes de conquistar a vitória na classe.
O resultado marca uma melhoria em relação ao ano passado, quando a equipa da Lexus terminou em segundo, atrás dos vencedores da classe Pfaff Motorsports.
Serra, James Calado e Davide Rigon terminaram em segundo, à frente do Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #19 da Iron Lynx, após uma penalidade tardia para o Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing.
Mercedes vence na classe GTD
Porém, na classe GTD, Philip Ellis resistiu à pressão final de Antonio Fuoco, da Cetilar Racing. Para conquistar a segunda vitória consecutiva na classe para a Winward Racing. A equipe de Houston largou do final do grid depois de perder a pole da classe devido a uma infração técnica, mas rapidamente subiu.
O Mercedes-AMG GT3 Evo #57, que Ellis dividiu com Russell Ward e Indy Dontje, passou para os três primeiros após 90 minutos.
Em seguida, alcançou a liderança da classe durante uma rodada de paradas sob a segunda amarela na terceira hora. E permaneceu lá em grande parte pelo restante da corrida.
Ellis então segurou a Ferrari #47 de Fuoco através de várias reinicializações na parte noturna para vencer. Isso, somando-se à vitória na classe Daytona em janeiro.
Por fim, Fuoco, Giorgio Sernagiotto e Roberto Lacorte terminaram em segundo. Com Elliott Skeer, Adam Adelson e Jan Heylen completando o pódio para a Wright Motorsports.