A temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship começou na quarta-feira, 06, no Daytona International Speedway. Equipes e pilotos fazem os primeiros ajustes para o próximo ano. Para a equipe Wayne Taylor Racing com Andretti o desafio é administrar dois protótipos Acura ARX-06 na classe GTP.
Sendo assim, um dos pilotos da equipe Jenson Button, está otimista em pilotar novamente um protótipo. Aliás, o britânico correu em Petit Le Mans este ano com um Porsche 963 LMDh da equipe JDC Miller.
“Isso mexe um pouco com o seu cérebro”, disse Jenson Button. “Cada vez que chegamos, sentamos e olhamos todos os dados e vemos o que aconteceu e o que queremos que aconteça. Leva tempo.”
Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, ajudou a Wayne Taylor Racing a iniciar sua expansão para uma equipe de dois carros, durante um teste de quatro dias.
Dezesseis carros e 50 pilotos nas duas classes de protótipos – GTP e LMP2. Assim, todas as quatro classes, incluindo a GTD e GTD-PRO, serão testadas na quinta-feira, com sexta e sábado reservados para as classes GT.
O evento é o único teste sancionado pela IMSA até que as equipes retornem a Daytona, de 19 a 21 de janeiro, para o Roar Before the Rolex 24, o prelúdio das 24 de Daytona, de 27 a 28 de janeiro.
Os desafios da Wayne Taylor e da Acura em Daytona
Para WTR Andretti, o teste foi uma necessidade bem-vinda. A equipe está adicionando um segundo carro e uma nova entrada GTD ao seu currículo.
“É como uma nova equipa”, disse Filipe Albuquerque, que regressa para a quarta participação na equipe. “Tem muito mais gente com dois carros (GTP). Assim, não reconheço a maioria deles. É meio louco. Agora temos uns oito pilotos na equipe. É interessante porque já temos uma ligação muito boa no primeiro dia”, disse.
Contudo, Albuquerque e Ricky Taylor retornam ao #10 como pilotos da temporada completa de 2024, acompanhados nas cinco corridas da IMSA Michelin Endurance Cup por Brendon Hartley e em Daytona pelo vencedor da Indy 500, Marcus Ericsson.
Sendo assim, o novo carro o #40 terá Jordan Taylor e Louis Deletraz, com o piloto da IndyCar Colton Herta se juntando para corridas de resistência e Button para o desafio em Daytona.
Além disso, Jordan Taylor está retornando à equipe de seu pai pela primeira vez desde 2019, quando o protótipo principal era o Daytona Prototype International (DPi). As mudanças, diz ele, são surpreendentes.
“A última vez que estive aqui, tínhamos um carro e talvez 20 pessoas”, disse Jordan Taylor, que dirigiu pela Corvette durante seu hiato na equipe. “Agora são dois protótipos e um carro em GTD. Um milhão de caras novas, novas pessoas com quem trabalhar e muitos pilotos na equipe. Muita gente para conhecer e aprender. Foi uma ótima transição de volta aos protótipos”.
Trabalho também na classe GTD
Aliás, na classe GTD, a WTR Andretti colocará em campo o Lamborghini Huracán GT3 EVO2 #45, para Kyle Marcelli e Danny Formal como pilotos da temporada completa. Eles serão acompanhados por Graham Doyle nas corridas da Michelin Endurance Cup e Ashton Harrison em Daytona.
“É um sonho que se tornou realidade para mim”, disse Formal, bicampeão do Lamborghini Super Trofeo North America. “Que queria isso desde pequeno… adoro (GTDs)”, afirma.
“É muito complexo, como todo piloto diz”, disse Button. Assim, entendemos o que está acontecendo quando – desde quando você pisa no freio até quando você está a todo vapor na saída e há tanta coisa acontecendo. É entender isso e ler isso e equilibrar o carro. Trabalhei até um ponto em que equilibrei bem o carro e adorei”, finalizou.