Acura e Cadillac preparam atualizações LMDh com novos “Evo jokers” para 2026
Acura e Cadillac estão prontas para introduzir novos Evo jokers em seus protótipos LMDh antes do início das temporadas de 2026 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. As atualizações ocorrerão durante o processo de recertificação obrigatória de carros LMDh e LMH promovido pela FIA, ACO e IMSA. As informações são do site SportsCar365.com.
Recertificação e novo túnel de vento
Os protótipos serão revalidados no túnel de vento Windshear, em Concord, Carolina do Norte, durante o outono e o inverno. Até então, o túnel de vento da Sauber, na Suíça, era utilizado para homologações de hipercarros do WEC, mas a compra da empresa pela Audi para seu projeto de Fórmula 1 levou as entidades a migrarem para a instalação norte-americana.
De acordo com David Salters, presidente da Honda Racing Corporation USA, quase todos os fabricantes de LMDh e LMH deverão aproveitar a oportunidade para introduzir atualizações aerodinâmicas.
“Acho que todo mundo vai gostar, porque todos os carros estarão de volta ao túnel de vento e todos aproveitarão a oportunidade”, disse Salters ao portal Sportscar365. “Em janeiro, a maioria das equipes terá algum tipo de melhoria.”
Fabricantes planejam atualizações aerodinâmicas
Entre os fabricantes confirmados para receber melhorias estão Alpine, BMW e Toyota, que planejam grandes revisões aerodinâmicas. Já Ferrari e Aston Martin decidiram não utilizar mais coringas em 2026, enquanto a Peugeot já esgotou todos os cinco válidos até a temporada de 2027.
Além disso, a Porsche também deve introduzir uma nova atualização aerodinâmica para o 963, utilizando seu quarto token. Tanto a Acura (com melhorias nos freios dianteiros) quanto a Cadillac (em atualizações eletrônicas) já usaram seus primeiros coringas antes da temporada de 2025.
Cadillac confirma melhorias no V-Series.R
A gerente do programa Cadillac Racing, Keely Bosn, confirmou que a equipe trabalha em novas evoluções do V-Series.R, que compete tanto no WEC quanto no IMSA.
“Com o V-Series.R, estamos sempre buscando onde podemos melhorar e aplicar essas melhorias em todos os carros. A oportunidade de homologação em Windshear nos permite fazer isso. Acredito que em 2026 mostraremos algumas melhorias gerais no carro”, declarou Bosn.
Aliás, questionada sobre as áreas de desenvolvimento, ela afirmou que o foco será no “pacote completo”, indicando uma revisão abrangente em aspectos de aerodinâmica, design e integração técnica com a parceira Dallara.
Salters elogia a ORECA e comenta semelhanças de design
O dirigente da HRC também comentou sobre o papel da ORECA, responsável pelo chassi do Acura ARX-06. Desde sua estreia, modelos da Alpine e da futura Genesis adotaram soluções estéticas semelhantes na dianteira dos protótipos.
“Acho que é um voto de confiança”, disse Salters. “Gostamos muito da ORECA. Eles são uma verdadeira empresa de corrida. Hugues de Chaunac, Christoph Guibbal e toda a equipe fazem um ótimo trabalho. Imitar é a melhor forma de elogio.”
A Ford será a próxima a utilizar o chassi da ORECA em seu projeto LMDh, com estreia prevista para a temporada 2027 do WEC. Por fim, Salters destacou que isso também fortalece a sustentabilidade do setor. “Isso ajuda os negócios da ORECA e é bom para a saúde do automobilismo esportivo”, completou.
