bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
ACO pode introduzir BoP específico para Le Mans

A ACO pretende empregar um BoP exclusivo para as 24 horas de Le Mans. Após revelar que um sistema automatizado seria empregado no Mundial de Endurance deste ano, a entidade francesa quer mais.

De acordo com relatos obtidos pelo site Sportscar365.com, vários fabricantes afirmam que o assunto não morreu e está em discussão. “Le Mans é sempre um evento especial. Todo mundo tem permissão para um kit aerodinâmico especial”, disse o chefe da Porsche Motorsport Dr. Frank-Steffen Walliser.

Em 2016, o BoP foi alterado faltando poucas horas para o início da prova, o que acabou causando revolta das equipes. A intenção era “prejudicar” Ford e Ferrari, porém os dois fabricantes rivalizaram e foram os únicos com chances de vencer na classe GTE-PRO. Coube a Ford, o primeiro lugar.

Sendo algo exclusivo para a prova francesa. A base para alterações, levaria em conta os dados obtidos na edição 2016 da prova, os testes iniciais promovidos pela FIA em Ladoux além, do resultado das 24 horas de Daytona e 12 horas de Sebring nos EUA.

“Estamos com o mesmo caro e a Porsche está aqui com um carro novo”, disse Paul Howarth, diretor da Aston Martin Racing, ao Sportscar365. “Tenho confiança em todos os sistemas que aplicamos e que possamos ir a Le Mans e ser competitivos por 24 horas. Todos nós queremos um jogo justo.”

A FIA confirmou que o BoP inicial da temporada 2017, vale para as duas primeiras etapas, Silverstone e SPA. O resultado das duas provas, será a base para o sistema automatizado, que deve estrear durante a quarta etapa do campeonato em julho no circuito de Nurburgring.

Os carros que participaram dos testes em Monza, correram com a configuração original. A Ferrari, foi a única equipe contrária ao BoP específico.  “Estamos analisando a nova ideia, mas não tenho certeza se será a melhor solução”, disse Antonello Coletta ao Sportscar365. “Estamos livres para as duas primeiras corridas, porque depois da primeira corrida, não mudamos o BoP.

“A segunda corrida é a mesma da primeira. Le Mans é outro BoP. Então teríamos a primeira chance de mudar o BoP com a nova configuração na meia temporada. “

Para George Howard-Chappell da Ford, aprova as mudanças: “Todos os fabricantes tiveram a chance de estar envolvidos na criação desta coisa”, disse ele Sportscar365. “Todo mundo sabe o que está vindo com base nos resultados da corrida, então você não pode discutir sobre isso.”

Howard-Chappell, que liderou três fabricantes de GT, admitiu BoP, não importa o sistema, nunca será perfeito. “Ele ainda só pode lidar com o desempenho que é mostrado”, disse ele.

“Peter Wright foi o criador do BoP em meados de 2005, e ele sempre fala,’Eu só posso equilibrar o desempenho que que é visto’. Essa é a chave para isso.”

Todos os detalhes sobre o sistema automatiza, serão revelados pela ACO nos próximos dias.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.