ACO define regras para Le Mans 2014 e volta com Asian Le Mans Series.
A ACO divulgou em seu site oficial as regras para as competições de endurance para 2014 com destaque claro para as 24 horas de Le Mans.
As mudanças na classe LMP1 são as mais profundas e visam principalmente o consumo de combustível nos mesmos moldes que o o antigo grupo C nos anos 90. As equipes privadas com recursos mais pomposos não terão problema mas e as equipes privadas? Para o diretor esportivo da Audi as mudanças não são tão novas assim:
“Não é uma surpresa para nós, pois os fabricantes estavam envolvidos no desenvolvimento destes regulamentos. Empresas diferentes têm ideias diferentes, é claro, mas acho que uma regra que satisfaça a todos não é uma boa regulamentação. Pela minha parte, estou muito feliz com a base revelada hoje. Regulamento enfatiza tecnologias transferíveis na estrada, e foi muito importante para a Audi. “
Já Jacques Nicolet dono da OAK Racing não é bem assim:
Temos de ver como estas novas regras irão resultar em termos práticos. Como uma equipe privada, com a quantidade de combustível serão atribuídos a nós, eu olho para ver se podemos ser competitivos com sistemas híbridos mais caros e que não terão acesso, pelo menos inicialmente . No entanto, as intenções parecem muito bons e acho que este novo regulamento irá ser uma fonte de inovação. Quanto ao Asian Le Mans Series, todos os mercados abertos são bons para nós. Eu acho que é potencialmente um mercado enorme e em que podemos vender muitos chassis”
Outra fator é que todos os carros desta classe terão que ser fechados assim como o grupo C, a motorização continua a ser livre porem a cilindrada do motor não pode passar de 5.5 litros e a pressão de turbo não superior a 4 bar.
Outra novidade foi a volta da Asian Le Mans Series visando o mercado Asiático que é um dos que mais cresce no mundo e que atualmente tem vários fabricantes participando como Toyota, Honda, Nissan, Mazda e até a Dome. Serão seis provas com 3 horas de duração nos mesmos moldes da ALMS para 2014 (o campeonato inicia em 2013) as provas serão de 4 horas. Abaixo o possível calendário das provas asiáticas.