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Endurance tratado a sério!
ACO adia novos regulamentos da classe LMP2 para 2028

Os novos regulamentos da classe LMP2 foram adiados para 2028, conforme anunciado pelas autoridades da ACO nesta sexta-feira, 14, durante a coletiva de imprensa anual em Le Mans. Este é o terceiro adiamento das novas regras, que estavam originalmente previstas para serem lançadas em 2024. A mudança visa manter a “popularidade contínua” da classe.

Contudo, os atuais carros LMP2 continuarão a ser elegíveis nas Séries Europeia e Asiática de Le Mans, nas 24 Horas de Le Mans e no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, sendo que esta última confirmou a elegibilidade até o final da temporada de 2025.

Impacto nos Fornecedores e Construtores

A Gibson Technology foi anunciada no ano passado como a fornecedora de motores específicos para as regras de próxima geração até pelo menos 2030. Além disso, os construtores ORECA, Dallara, Multimatic e Ligier estão qualificados para construir os novos carros, que terão um motor menor e peso reduzido em comparação à fórmula atual.

Reações Divergentes

Oreca 07 é o principal construtor da classe. (Foto: Oreca)

Aliás, as reações ao adiamento entre os proprietários e construtores das equipes LMP2 foram variadas. Richard Dean, CEO da United Autosports, vê pontos positivos e negativos na decisão.

“Estender o carro atual alivia a pressão financeira, especialmente para nós, que temos programas na Europa e IMSA,” disse Dean ao Sportscar365. “Assim, e um grande investimento fazer uma mudança significativa nos carros. Temos seis carros no momento. Embora haja a percepção de que as equipes de corrida ganham muito dinheiro, isso não é verdade. Temos trabalho a fazer se tivermos que comprar carros novos, então é bom ter essa pressão tirada.”

Por outro lado, Dean reconhece que um novo carro seria um desafio técnico interessante. “Acho que estamos bem equipados para extrair desempenho de um carro novo,” afirmou ele. “Eu teria aceitado qualquer decisão e encontrado uma solução. Entendo por que fizeram isso.”

Tom Ferrier, diretor da equipe TF Sport, compartilha uma perspectiva mais cautelosa. “Muitas das equipes estão adotando a abordagem de ‘Se não está quebrado, não conserte’,” disse Ferrier ao Sportscar365. “Os carros são ótimos, as corridas são boas e o desempenho é bom. Precisamos de um carro novo? Por outro lado, um novo carro precisa chegar em algum momento. Estou um pouco em cima do muro com isso.”

Posição da Dallara

Por fim, a Dallara, um dos construtores de chassis, se manifestou a favor da introdução mais cedo das novas regulamentações, devido ao domínio atual das máquinas ORECA.

“Deixamos nossa posição muito clara o tempo todo,” disse Max Angelelli, da Dallara, ao Sportscar365. “Apoiamos o comitê, o trabalho técnico, a ACO e a FIA. Assim, eles decidiram adiar novamente e respeitamos a decisão. Sentimos que perdemos a oportunidade de competir, mas haverá uma corrida. Queremos competir.”