ACO acredita na expansão da classe de hidrogênio até 2029
O presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), Pierre Fillon, acredita que os fabricantes que competem no WEC estarão na futura classe de veículos movidos a hidrogênio a partir de 2028.
De acordo com Pierre Fillon, haverá pelo menos um protótipo de hidrogênio no grid para a etapa central do Campeonato Mundial de Endurance em 2028 e “dois ou três no ano seguinte, ou talvez mais”.
“Trabalhamos com hidrogênio desde 2018 e o interesse dos fabricantes é real”, disse Fillon ao Motorsport.com. “Inicialmente estávamos um pouco sozinhos em nossas ideias, mas agora há impulso”.
Sendo assim, o plano original para integrar protótipos a hidrogênio na classe Hypercar exigia uma introdução este ano, antes de uma série de atrasos de um ano. Porém, Fillon confirmou que os regulamentos estarão em vigor para 2027, mas admitiu que um protótipo rodando o combustível alternativo quase certamente não chegará até 2028.
A Toyota parece provavelmente ser o primeiro fabricante a chegar depois de declarar sua intenção de disputar Le Mans com um carro movido a motor de combustão interna movido a hidrogênio no lançamento do GR HY Concept no ano passado.
A Alpine está avaliando a mesma tecnologia para aplicação tanto na estrada quanto na pista de corrida e lançou o Alpenglow Hy4 , que apelidou de “laboratório rolante” na rodada de Spa do WEC do último fim de semana.
Nenhum dos fabricantes estabeleceu um cronograma para o lançamento. Até porque os regulamentos ainda estão em desenvolvimento.
Os fabricantes e o hidrogênio
Nesse sentido, o diretor da Toyota Gazoo Racing Europe, Rob Leupen, afirmou que ter um carro pronto para 2027 seria “extremamente desafiador”.
A Alpine ainda não se comprometeu com um programa de corrida a hidrogênio. Mas o chefe do automobilismo, Bruno Famin, sugeriu que poderia estar pronto com um desafiante a hidrogênio até 2027.
“Esperamos que seja em 2027, mas não importa se será em 2026, 27 ou 28”, disse ele ao Motorsport.com. “O que importa é que o ACO apoiado pela FIA está realmente pressionando para ter tecnologia de hidrogénio em Le Mans e estamos muito felizes com isso.”
Mais fabricantes demonstraram interesse no hidrogénio: estima-se que houvesse pelo menos oito no grupo de trabalho relevante da FIA. Sendo assim, Fillon disse que há “interesse da maioria dos fabricantes no Hypercar”.
Ele explicou que as próximas regras permitiriam máquinas com células de combustível de hidrogênio. A intenção original das regulamentações antes da Toyota mostrar interesse em usar hidrogênio em um motor convencional.
“Não é nosso papel decidir qual é a melhor tecnologia”, disse ele. Fillon reiterou a intenção por parte do ACO de que os carros a hidrogênio possam competir pela vitória absoluta.
“Não há interesse dos fabricantes entrarem na categoria de hidrogênio”, explicou.
“Será uma tecnologia nova e pode levar um ou dois anos para que seja totalmente competitiva. Mas os regulamentos foram concebidos para permitir que um carro a hidrogênio vença.”
Novidades para Le Mans
Fillon revelou que haverá um anúncio significativo em Le Mans do próximo mês em relação ao hidrogênio.
A ACO também apresentará sua versão de exibição do protótipo de terceira geração de célula a combustível de hidrogênio desenvolvido em um esforço colaborativo com a organização franco-suíça GreenGT sob a bandeira MissionH24.
Por fim, conhecido como H24EVO, o carro começará a ser testado no início do próximo ano. E está programado para correr como seu antecessor na Michelin Le Mans Cup na European Le Mans Series.