A história do Porsche 911 RSR
Quando um modelo Porsche recebe o RSR em sua designação, não há dúvida: este carro é feito para corrida com, o máximo desempenho nas pistas de corrida, ea melhor síntese de desempenho, eficiência e dirigibilidade. Durante os últimos 47 anos, o 911 , foi desenvolvido especificamente para corridas tendo o emblema RSR na parte traseira, tem competido por vitórias e títulos nas maiores competições do mundo – com enorme sucesso. O primeiro piloto da série, o 911 Carrera RSR 2.8, celebrou uma estreia impecável em 1973. Os americanos Hurley Haywood e Peter Gregg conquistaram a vitória geral nas 24 Horas de Daytona. Nesse mesmo ano, a versão alimentada por um motor boxer de três litros marcou uma vitória de classe nas 24 Horas de Le Mans.
O progenitor de todos os modelos RSR da Porsche é o 911 Carrera RSR 2.8, que foi criado para a temporada de 1973 com base na Carrera RS 2.7 como um protótipo para cumprir com os regulamentos do Grupo 4 da FIA. Comparado ao modelo de produção era mais leve, os novos recursos foram modestos. As rodas traseiras cresceram 50 milímetros de largura, a capacidade foi ampliada, e o chamado “ducktail” na tampa do motor desenvolvido gradualmente em uma asa traseira real. Durante sua primeira temporada de corridas, Porsche lançou uma nova versão alimentado por um motor de três litros. Isto foi seguido por um 2,1-litro turbo. Em 1974, a RSR Turbo foi o primeiro veículo turbo para a história escrita em Le Mans. No entanto, a grande capacidade da unidade normalmente aspirado ainda é utilizado até hoje. O novo Porsche 911 RSR (2019 modelo) é alimentado por um motor e seis cilindros de 4,2 litros – o maior motor boxer já montado em uma versão de corrida de 911. Além do desempenho puro, eficiência, confiabilidade e facilidade de condução sempre foram o foco de desenvolvimento.
“Eu muitas vezes conduzi históricos 911 da Porsche. O que me fascina cada vez é que todos eles transmitem que um sentimento típico – independentemente da sua idade. As características básicas foram mantidas,” explica o piloto Patrick Long . O norte-americano é apaixonado pela marca Porsche. Em sua casa de Los Angeles, organiza Longo regularmente reuniões para Porsches clássicos sob o lema “Luftgekühlt”. “O primeiro RSR de 1973 é um espanto”, diz o californiano. “O motor refrigerado a ar é incrivelmente ágil, fogo muitas vezes saem do escape, o feedback do chassis é preciso, e o desempenho de frenagem é simplesmente espantoso. Claro, tudo é significativamente melhor com a versão mais recente do RSR, mas torna-se evidente a cada piloto ao volante de um modelo clássico que a RSR sempre foi um carro excepcional. O veículo 1973 foi feito para ser conduzido rápido.”
Desenvolvimento de motores: O pugilista um soco reais
Os protótipos RSR com motor de 2,8 litros de 1973 produziu 290 cv (213 kW), a três litros do ano seguinte chegou a 330 cv (243 kW). O agregado de produção das séries RS Carrera recebeu apenas pequenas modificações. O radiador de óleo foi instalado na parte dianteira do veículo.
No novo Porsche 911 RSR, que é baseado no de alto desempenho GT3 RS carro esporte de série, o motor foi montado em frente ao eixo traseiro por causa da distribuição de peso. Em ritmo de corrida, o último boxer de 4,2 litros no RSR gera cerca de 515 hp (378 kW), domesticado pelos requisitos regulamentares (equilíbrio de desempenho) quando participaram do WEC e IMSA. O torque mais do que duplicou em comparação com o Porsche Carrera 911 RSR 2,8 – com uma melhoria significativa na eficiência. O “Ur-RSR” apresentou um novo câmbio com cinco marchas. Hoje, a energia é ativada por um sistema de acionamento-by-wire e transmitido por meio de uma caixa de constante de malha sequencial de seis velocidades. Engrenagens podem ser deslocadas através de um interruptor com uma interrupção de energia de alguns milissegundos. “Eu acho que é a maior diferença entre aquela época e agora é precisamente nesta área”, explica o piloto Romain Dumas. “No passado, quando diminuía a marcha, você tinha que colocar o seu pé esquerdo na embreagem e seu pé direito no freio e acelerador ao mesmo tempo. Nada funcionou sem dupla embraiagem. Era como um sapateado. Além do mais, a mão direita tinha que ser na alavanca de marchas. Foi um grande desafio. Hoje dias, é mais fácil como piloto graças ao desenvolvimentos técnicos em quase todas as áreas – você pode dirigir no limite muito mais consistente com o novo Porsche 911 RSR “, disse.
Desenvolvimento de chassi: Tudo costumava ser mais leve
No desenvolvimento do 911 Carrera RSR 2.8 para a temporada de 1973, os engenheiros da Porsche marcaram um golpe real. Apesar da integração de muitos recursos de segurança, incluindo uma gaiola de aço e a instalação de um grande tanque de combustível de 120 litros, o protótipo de corrida ainda só derrubou o peso 900 quilogramas. Isto significava que o piloto era um peso leve como o modelo de produção do Carrera RS. Os engenheiros alcançado esse objetivo, porque eles usaram materiais de inéditos na década de 1970. Portas, tampas da frente e janelas laterais eram feitas de plástico. O primeiro RSR não foi apenas leve, mas também era fino e curto. A última geração é de cerca de 50 centímetros mais largo, 40 centímetros mais longo e com um 30 centímetros de distância entre eixos. Asterix se tornou Obelix – mas sem perder a sua agilidade e força Pelo contrário: as várias opções de configuração na cinemática do Porsche 911 RSR-19 garantir os melhores ajustes possíveis para todas as características e condições pista. Além disso, a distribuição de peso otimizada com o motor montado na frente do do eixo traseiro deram uma notável vantagem
“Há sempre um monte de movimento no Porsche 911 Carrera RSR 2,8 a partir de 1973. Nós não obtemos os enormes movimentos ondulantes nos novos carros, nem temos subviragem robusto. Mas essas coisas são muito divertido “, diz Richard Lietz; e acrescenta: “Quando a frenagem e transformando em, você tem que esperar o momento perfeito durante a mudança de carga para colocar o pé no chão novamente. Se você não acertar, fica complicado; um enorme desafio para nós pilotos. O primeiro RSR é o meu favorito de todos os tempos. É maravilhoso para conduzir este carro no limite. Carro Tal pede para ser conduzido rapidamente. Com todos os modelos RSR, esta é uma abordagem adequada à espécie, por assim dizer”, explica.
Le Mans colo vezes: 30 segundos mais rápido apesar das retas mais curtas
Os avanços técnicos dos modelos RSR da Porsche são claramente evidentes sobre o cronómetro. Em 1973, Gijs van Lennep (Holanda) e Herbert Müller (Suíça) levaram a uma vitória de classe e quarto lugar geral nas 24 Horas de Le Mans com um tempo médio de de 4:20 minutos. Os tempos de qualificação foram cerca de cinco segundos mais rápido. Os seguida 13.640 O Circuito ainda não tinha chicanes sobre o lendário reta Mulsanne. Hoje em dia, em seu longo percurso a partir de Tertre-Rouge para o Mulsanne right-hander, os veículos freiam duas vezes por chicanes. A Le Mans colo hoje é apenas 14 metros mais curto do que em 1973, mas os tempos de volta são muito diferentes. Em 2018, piloto Gianmaria Bruni (Itália) estabeleceu um novo recorde de qualificação para veículos GTE em 3: 47,504 minutos. Com tempo e pista condições favoráveis, o Porsche 911 RSR do ano modelo 2019, muito provavelmente, será tão rápido em sua estreia planejada para setembro 2020.