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Endurance tratado a sério!
A diversidade da classe LMP2 em Le Mans entre 2012 e 2016
(Foto: AdrenalMedia)
(Foto: AdrenalMedia)

Reduto de equipes amadoras e pilotos em inicio de carreira, a classe LMP2, evoluiu muito nos últimos anos. Com a volta do Mundial de Endurance em 2012, cada vez mais as equipes vem investindo em pilotos profissionais, bem como estruturas mais robustas.

Fabricantes como a Alpine, ou com forte apoio de montadoras como a Onroak, quando firmou parceria com a Nissan e HPD. A classe também promove o encontro de equipes que competem no WEC, European Le Mans Series e Asian Le Mans Series. Nos tempos da American Le Mans Series, a participação de equipes americanas era maior. Com o advento da IMSA, esta participação, sem se resumido a equipes GT.

Acompanhe um pouco da história da classe entre os anos de 2012 à 2016.

  • Catorze pilotos de sete países venceram na classes desde 2012: Venezuela (Enzo Potolicchio em 2012), Reino Unido (Ryan Dalziel e Tom Kimber-Smith em 2012; Martin Plowman, em 2013; Simon Dolan, Harry Tincknell e Oliver Turvey em 2014; Richard Bradley e Matt Howson em 2015), México (Ricardo Gonzalez em 2013), Bélgica (Bertrand Baguette em 2013), França (Nicolas Lapierre em 2015 e 2016), Monaco (Stéphane Richelmi em 2016) e EUA (Gustavo Menezes em 2016).
  • Vencendo respectivamente em 2014 e 2015, pelas equipes KCMG e Signatech Alpine, Nicolas Lapierre é o único piloto a vencer duas vezes na classe desde a criação do WEC em 2012. 
  • Dois pilotos ganharam no mesmo ano em Le Mans e o Troféu de Endurance da FIA: Martin Plowman, Bertrand Baguette e Ricardo Gonzalez em 2013 e Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes em 2016. 
  • Desde 2012, a equipe francesa OAK Racing é a única com uma dobradinha na classe. Em 2013 com Bertrand Baguette, Martin Plowman e Ricardo Gonzalez em primeiro, e ​​Olivier Pla, Alex Brundle e David Heinemeier Hansson na segunda colocação. Foi em 2012 que também conquistaram o título da classe no WEC. 
  • Três equipes também foram agraciadas com o título da classe no Mundial de Endurance e a vitória em Sarthe: Starworks Motorsport, OAK Racing e Signatech Alpine. A Alpine venceu o ELMS em 2013 e 2014, além do título do WEC em 2015. 
  • Desde 2012, cinco equipes diferentes venceram as últimas cinco edições da prova: Starworks Motorsport (2012), a OAK Racing (2013), Jota Sport (2014), KCMG ( 2015) e Signatech Alpine (2016). 
  • Em 2015, o hino chinês ressoa pela primeira vez no circuito de Le Mans 24 Horas. Ele saudou a vitória da KCMG com seu Oreca 05 Nissan. Nicolas Lapierre, Matt Howson e Richard Bradley completaram 349 voltas. 
  • Em 2014, Jota Sport, foi a única equipe que competiu em tempo integral no ELMS, e ganhar as 24 horas de Le Mans com um pilotos 100% britânicos: Simon Dolan, Harry Tincknell- Oliver Turvey. Duas outras equipes oriundas da ELMS, Thiriet by TDS Racing (segundo) e Signatech Alpine (terceiro). 
  • Equipes Russas vem aderindo ao endurance. A G-Drive Racing, detêm dois pódios em Sarthe (terceiro em 2015 e segundo em 2016), bem como o título da classe no WEC em 2015.  Em 2016, a SMP Racing, chegou em terceiro lugar com seu próprio protótipo, o BR01-Nissan. 
  • Cinco fabricantes de chassis, venceram a prova desde 2012: Honda HPD em 2012, Morgan em 2013, Zytek (agora Gibson desde 2015) em 2014, Oreca em 2015 e Alpine 2016. Desses a Onroak desenvolveu o Morgan LMP2 e a Oreca o A460, uma variante do modelo 05.

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