Porsche segue confiante na permanência no WEC e IMSA para 2026

Urs Kuratle, diretor de fábrica do programa LMDh da Porsche, afirmou que a fabricante alemã está “confiante” na continuidade de sua participação nas classes Hypercar do WEC e GTP do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2026, apesar das discussões internas sobre orçamento e futuro da operação.
De acordo com informações do site SportsCar365.com, os comentários surgem em meio a rumores no paddock sobre possíveis mudanças, incluindo a especulação de que a Team Penske teria iniciado conversas com a Ford sobre a operação do futuro programa Hypercar do WEC em 2027. Kuratle, no entanto, reforçou que o contrato da Penske com a Porsche “segue válido” para a próxima temporada em ambas as competições.
Orçamento em avaliação para 2026
Embora o compromisso da Porsche com o regulamento LMDh esteja assegurado até o fim de 2027, Kuratle explicou que a renovação anual depende de revisões orçamentárias e de retorno sobre investimento.
“Como todos os anos, esse é um procedimento normal para comprovar o alcance. Quanto gastamos? Quanto recebemos de volta com tudo isso?”, afirmou Kuratle ao Sportscar365 durante as 6 Horas de São Paulo do WEC.
Segundo o dirigente, a Porsche ainda não assinou oficialmente a confirmação dos programas de 2026, mas ele mantém uma perspectiva otimista:
“Estamos confiantes de que continuaremos no ano que vem como estamos agora. Ainda não está confirmado, mas estamos confiantes.”
Terceiro Porsche 963 no WEC está “praticamente descartado”
Uma possível expansão para um terceiro Porsche 963 de fábrica no Mundial de Endurance foi descartada para 2026. Kuratle citou questões de custo e o limitado tempo de vida útil da operação, já que a chegada de Ford e McLaren ao WEC em 2027 deverá lotar o grid de hipercarros e inviabilizar entradas adicionais.
“Para 2027, não será mais possível. Você precisa pensar se faz sentido aumentar a infraestrutura e o pessoal por apenas um ano”, explicou.
A comparação foi feita com o sucesso da AF Corse, que venceu as 24 Horas de Le Mans 2025 com um Ferrari 499P satélite. Porém, o executivo destacou que o cenário de mercado torna improvável repetir esse modelo com a Porsche.
“Isso faz parte da discussão. Por isso digo que é bem improvável ver uma terceira obra 963 no ano que vem.”
Possível novo cliente do Porsche 963 na IMSA
Kuratle também revelou negociações para que uma nova equipe cliente passe a utilizar o Porsche 963 na IMSA em 2026. A nova inscrição seria adicional aos atuais esforços privados da JDC-Miller Motorsports e da Proton Competition.
“Estamos conversando com algumas pessoas. Mas ainda não há nada finalizado ou definido. Há uma possibilidade de vermos um novo cliente para o 963”, afirmou.
Fontes indicam que a nova equipe potencial já corre com um Porsche 911 GT3 R, o que pode facilitar a transição para a categoria GTP.
A JDC-Miller, por sua vez, planeja colocar um segundo carro no grid no próximo ano, mas a nova interessada seria uma organização distinta, segundo Kuratle.
Temporada de sucesso fortalece confiança
A Porsche Penske Motorsport lidera a classificação GTP da temporada 2025 da IMSA, com vitórias nas quatro primeiras etapas. No WEC, a equipe também mostrou força. Conquistando pódios e um segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans, seu melhor resultado até agora na clássica prova francesa.